terça-feira, 29 de junho de 2010

Psicólogos afirmam que Darth Vader era mentalmente doente (aaah é?)

Por Rafael


Um grupo (sério) de psicólogos franceses analisou e descobriu não só uma perturbação na força, mas também na mente de Darth Vader, segundo o site Live Science.


Segundo os "estudiosos", o lord sith possui personalidade borderline. De acordo o Manual de Psicologia Médica (2007), borderline é uma doença de entidade clínica que apresenta características comuns tanto à normalidade como a graves neuroses, estados pré-psicóticos e psicoses, permanecendo o paciente estável em sua instabilidade. O que caracteriza o borderline não é a mudança do estado normal para pscótico, mas a constante mudança de humor.


O grupo frances vai, inclusive, publicar sua "pesquisa" no jornal Psychiatry Research. De acordo com os pscólogos, Skywalkwer atingiu 6 dos 9 critérios de avaliação de disordem de personalidade borderline de acordo com a 4ª edição do Manual de Diagnose e Estatística de Disordens Mentais (DSM-IV), onde bastam 5 critérios para que se conclua que o paciente sofre de tal disordem.


O jovem Anakin demosntrou falha na gestão da raiva, apresentando impulsividade e super-excitação, ora supervalorizando os ensinamentos de Obi-Wan Kenobi, ora despresando completamente o mestre.


O abandono também teve grande importância na formação de sua psiqué. Anakim tinha um constante medo de perder sua amada Amidala, chegando a trair seus aliados e mentores jedi para salvá-la.


Dois fatos de episódios dissociativos acontecem quando Skywalker tenta se distanciar de episódios estressantes. O primeiro após ele trucidar uma tribo de Tuskens, responsáveis pela morte de sua mãe. O segundo, quando ele denota uma fúria mortal entre os jovens padawans, chegando a vociferar pensamentos paranóides sobre Obi-Wan e Amidala.


Por fim, qualquer fã é capaz de perceber a dificuldade de Skywalker se auto-identificar, demosntrando incerteza sobre quem ele mesmo é. O  episódio máximo a respeito disso é a mudança de nome para Darth Vader após a fatídica mudança para o lado negro da força (como se fosse o Prince mudando o nome para aquele símbolo impronunciável).


Isso que os psicólogos nem levaram em conta fatos como tortura, genocídio, megalomania, necessidade de máquinas podentes e gigantescas, estrangulamento de seus próprios cooperadores, decepação da mão do próprio filho logo após uma tentativa de reapoximação da família...


9 comentários:

  1. Bom, um bando de franceses com diploma e muito tempo livre conseguiu provar oficialmente que, pelo menos, George Lucas conseguiu criar personagens concisos, em sua trilogia!

    Agora falta um bando de psiquiatras mongóis comprovar que o Jar Jar tem um quadro de retardamento mental agravado, e teremos um pouco mais de confirmação do óbvio sobre Star Wars!

    ResponderExcluir
  2. Isso explicaria a devoção cega de Vader ao seu mestre Sith. O borderline é caracterizado também por dependência afetiva. O paciente necessita de alguém que cuide de si e lhe passe segurança. Normalmente alguém mais velho ou maduro.

    ResponderExcluir
  3. É isso aí Mauro e Domênico. Um personagem muito bem estruturado. Para uma coisa serviram os episódios 1, 2 e 3 que, com pique-niques à parte, deu um excelente embasamento para toda saga.

    ResponderExcluir
  4. Eu concordo com o primeiro parágrafo do Domênico, mas beirando ao sarcasmo e incredulidade extrema, como assim caracterizaria um dos autores do Ao Sugo, rs...

    Mas aí eu fico pensando e no final, o máximo que eu consigo dizer é... eu tenho medo...

    ResponderExcluir
  5. A-há! Não sei porque, mas eu sempre soube que o Vader tinha alguma coisinha de anormal...

    Gostei do blog! Cheguei ao artigo pelo link que você postou no extravirgem.wordpress.com

    ResponderExcluir
  6. Agora tem uma coisa que eles deixaram passar... O Darth Vader na verdade é um... PERSONAGEM DE FICÇÃO!
    UAU!

    Isso explica muita coisa, não é?
    Mas é claro que o Darth Vader tem algum problema, ou vocês acham que tudo o que ele fez foi para APENAS dá uma lição no seu filho rebelde?

    Bem interessante a Matéria, Parabéns pelo BLOG!
    ;D

    ResponderExcluir
  7. Sou borderline e gosto muito do Darth Vader, justamente por ter sempre me identificado com agumas coisas nele.

    Esse problema não é algo bom, mas se tem uma cosia que posso dizer é que, pelo menos, me sinto bem representada.

    ResponderExcluir
  8. Hehehe valeu Ana por compartilhar isso com a gente. Com certeza estás muito bem representada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...