quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Tio Patinhas o Super-Herói

Por Fábio

O Tio Patinhas assim como outros personagens Disney tem um alter-ego super-heróico, o Cartola Mascarado, criado pelo italiano Massimo Marconi. Sua estréia foi na história Superpato e o Misterioso Cartola Mascarado, publicada a primeira vez na Itália em 1987 e no Brasil em 1988. Essa história tem 35 páginas, foi desenhada por Massimo De Vita e republicada no Brasil no final de 2009, na revista Superpato 40 Anos.

Nela temos a origem do Cartola Mascarado, um golpe publicitário do Tio Patinha para proteger um carregamento de dinheiro. Basicamente após não conseguir contatar nem o Superpato, nem a Superpata para fazer a segurança da remessa, o Tio Patinhas decide usar um disfarce de super-herói para assustar possíveis assaltantes. O velho pato criou a fantasia de Cartola Mascarado, simulou que prendia um assaltante, fez os jornais lhe mostrarem como um grande herói e por fim foi na cabine do carro forte.

Os dois vigilantes reais acabam acompanhando o carregamento sem ele saber, porém os Irmãos Metralha atacam mesmo assim e derrotam os dois heróis usando um escudo especial, mas o Cartola Mascarado intervém e embora de forma muito atrapalhada salva o dia.

Sua segunda aparição foi na história brasileira Cartola Mascarada o Retorno, com roteiro de Arthur Faria Jr. e desenho de Eli Marcos M. Leon, publicada em 1992 na revista Tio Patinhas 328. Fazem anos que li essa edição e infelizmente não me recordo de detalhes sobre ela, mas quando consegui-la novamente atualizo este post.

A próxima aparição super-heróica do Tio Patinhas ocorreu no desenho DuckTales, dessa vez como um herói realmente competente, com equipamentos construídos pelo Prof. Pardal, incluindo as famosas botas saltadoras de outros heróis Disney e uma bengala especial que entre outras coisas dispara laser.

No DuckTales o Tio Patinhas não utiliza a identidade do Cartola Mascarado, assumindo em vez disso o nome de Masked Mallard. A palavra mallard é traduzida como pato-real ou pato silvestre, é aquela raça de pato com a cabeça verde. Provavelmente a tradução usada no Brasil foi Pato Mascarado ou Justiceiro Mascarado, esse segundo foi o título do episódio em português. Se alguém tiver assistido, por favor, comente qual foi o nome usado, só assisti em inglês e não sei como traduziram.

O Patinhas se torna o Pato Mascarado planejando mais tarde revelar ao publico sua identidade secreta para provar aos cidadãos de Patópolis que é uma boa pessoa. O que o levou a isso foi à grande campanha difamatória que um repórter de TV inescrupuloso fez contra ele, apenas para ganhar audiência.

O repórter passa a atacar o Pato Mascarado em seu programa de televisão e começa a se passar por ele para cometer crimes. Isso impede o Tio Patinhas de revelar sua identidade, mas ele decide capturar e desmascarar o farsante, infelizmente o Robopato se intromete e além de não ver o Pato Mascarado falso, ainda desmascara o Patinhas que leva a culpa dos crimes.

O Patinhas consegue fugir do Robopato e confronta o impostor, mas é capturado. Logo depois o Robopato encontra o farsante realizando um crime e o enfrenta, porém é derrotado por ele. Quando tudo parecia perdido para o Robopato o verdadeiro Pato Mascarado surge e derrota o repórter, provando a própria inocência. No final do episódio o Tio Patinhas destrói o uniforme do Pato Mascarado.

A princípio as histórias da linha DuckTales podem ser consideradas de uma continuidade diferente e independente, o que é muito comum na Disney. Entretanto também é possível considerar que são eventos ocorridos em um passado recente. Particularmente prefiro a segunda opção.

A ultima investida do Tio Patinhas como super-herói acontece em uma história dos Ultra-Heróis, com roteiro de Tito Faraci e arte de Stefano Turconi, lançada na Itália em 2008 e nos EUA agora em 2010, nas edições 7 e 8 da revista Disney’s Hero Squad.

Essa história mostra os Ultra-Heróis sendo transportados de dois em dois, para um local desconhecido e sendo perseguidos por um monstro gigante. Quando todos se reúnem e combatem a criaturas juntos ela desaparece, assim como a paisagem, então se revela que tudo foi uma ilusão criada pelo sistema de treinamento da base dos heróis.

O Cartola Mascarado aparece e revela ser o responsável, afirmando que estava apenas testando os heróis a mando do Tio Patinhas que investiu bastante na reconstrução da base e na doação de equipamentos de alta tecnologia para os heróis. Ele aparece portando uma bengala, que possivelmente contém apetrechos como os que ele usou em DuckTales.



Até.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...