quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Me and Orson Welles

Por Vinícius Goulart

[/caption]



Antes da transmissão de rádio sobre uma invasão alienígena- baseada no livro A Guerra dos Mundos de H. G. Wells- e de realizar Cidadão Kane, Orson Welles dirigiu e atuou em diversas peças de teatro. Me and Orson Welles, filme de 2008 dirigido por Richard Linklater, é sobre uma destas peças - Julio César, de Shakespeare- uma adaptação com as cores dos anos 30, em que a corte romana é transplantada para a Itália fascista de Mussolini. O filme de Linklater se destaca exatamente pela escolha do período da vida de Welles, antes de sua fama –ou infâmia- repentina em decorrência de falsas invasões marcianas e confrontos com o magnata da imprensa William Randolph Hearst.





Welles - que já serviu como papel para atores como Vincent D’onofrioem Ed Wood, Liev Shriber em RKO 281 e até recriado em CGI por Peter Jacksonem Almas Gêmeas– é interpretado aqui pelo desconhecido, nas telas pelo menos, Christian McKay -trabalho merecidamente reconhecido com nominações e prêmios. McKay é acompanhado pelo não tão desconhecido Zac Efron- dos musicais da Disney. Sendo Efron a típica escolha do produtor que diz: “ou vai o guri do High School Musical ou nada de filme. Pô, temos que empatar os custos pelo menos”. Bem, ele não atrapalha.

Filme sobre a montagem de um espetáculo teatral, Me and Orson Welles pode ser maçante para quem não conhece a obra do realizador de A Marca da Maldade. Por outro lado, é uma excelente porta de entrada para conhecê-la. Só existe um pequeno contratempo: o longa metragem em questão nunca foi distribuído de forma oficial no Brasil. Mas, como eu disse, é um pequeno problema.

Um comentário:

  1. Muito bom, o Linklater é um dos cineastas mais sui generis já surgidos.
    Suas escolhas de temas sempre fogem completamente do usual, bem, mais um que entra na lista do "para ver".

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...