sábado, 3 de setembro de 2011

Horrores Maravilhosos 01


Nem todo mundo sabe, mas a Marvel publica histórias de horror. Antigamente em grande quantidade e hoje em dia de forma mais limitada.

Nessa série de artigos vou ir aos poucos comentando esses títulos de horror da velha guarda e como esses personagens estão sendo retratados atualmente.

Começaremos nossa viagem por esse reino tenebroso povoado por heróis vestindo colantes de corres berrantes e monstros devoradores de tripas, pelo incrível, poderoso e mal vestido Conde Drácula!

A revista The Tomb of Dracula, foi lançada em abril de 1972 e durou até agosto de 1979, tendo 70 edições.

Durante as primeiras edições alguns escritores passaram pelo título, mas logo Mark Wolfman assumiu de forma permanente o roteiro. O desenhista foi Gene Colan e o colorinista de quase toda a série foi Tom Palmer. Entretanto muitas das capas dos primeiros anos foram obras de Gil Kane.

Quando Mark Wolfman assumiu o roteiro na sétima edição as histórias melhoraram bastante, mas ainda assim ao serem lidas hoje em dia são bem fracas. Até pelo sucesso que a revista teve nos anos setenta tenho certeza que para a época os roteiros eram ótimos, mas atualmente não há como não considerá-las excessivamente ingênuas e obvias.

No Brasil a série foi lançada em 1976 pela Bloch Editores com o título A Tumba de Drácula. Em 1979 saiu pela Abril renomeada como Terror de Drácula.

Mesmo se localizando no universo Marvel normal, as histórias dessa revista as histórias dessa revista e da Giant-Size Dracula, sua irmã menos frequente e mais séria, eram realmente de terror, com direito a nudez, mortes grotescas, magia negra e outras coisinhas divertidas, ainda que muito leves para os padrões atuais.

Entre 2003 e 2005 foram lançadas quatro edições da linha Essential da Marvel dedicadas a The Tomb of Dracula, elas trazem praticamente todas as histórias clássicas do Dracula, sendo deixadas de lado apenas as aparições dele nos quadrinhos de super-heróis da editora.

E acreditem, o lorde dos vampiros fez muitas aparições nos gibis dos outros personagens da Marvel!

Em 1991 saiu a mini-série em quatro edições também chamada de The Tomb of Dracula, ainda nos anos 90 o vampirão apareceu nos quadrinhos dos Nightstalkers e do Blade. Ambos dedicados a caçadores de vampiros originados nas histórias do conde.

Em 2006 voltou nas páginas de X-Men: Apocalypse VS Dracula, também com quatro números. A premissa é que muito tempo atrás o Apocalipse chutou a bunda do ainda vivo Drácula e na era vitoriana o Conde estava em busca de vingança.

A próxima aparição importante do vampiro foi nas páginas de Captain Britain end MI13 no arco de histórias Vampire State que foi da edição 10 até a 15, onde o Conde Drácula reúne um exército de chupadores de sangue e tenta invadir a Inglaterra.

A saga Curse of the Mutants de 2010 começa com a morte do Drácula e segue com uma guerra entre vampiros e mutantes, onde se os primeiros vencerem o mundo estará condenado.

Ao final dessa história o Drácula não só retorna, como ainda se torna mais poderoso que anteriormente.

6 comentários:

  1. Legal, Fábio.
    Não sabia que o Drácula tinha tantas hqs pela Marvel.
    Me fez lembrar do X-Men 1, de 88, na ótima fase do Dr Estranho de Roder Stern, onde o Dr. usa um ritual para matar todos os vampiros do mundo.

    ResponderExcluir
  2. Sim, a fórmula Montesi, mas depois conseguem quebrar esse ritual e trazem os vampiros de volta.

    ResponderExcluir
  3. Parafraseando o Rafael, o plano dos mocinhos sempre era invadir o castelo do Vampiro, dar um tapa na careca do Drácula e sair correndo.

    ResponderExcluir
  4. [...] continuidade a série começada aqui, vamos ao Werewolf by Night, não, não é uma campanha de Lobisomem o [...]

    ResponderExcluir
  5. [...] recém chegados podem conferir a parte 1, a parte 2 e a parte 3, clicando nos links inseridos muito inteligentemente nessa frase genial e [...]

    ResponderExcluir
  6. Que legal, Fábio... não sou tão fã de HQs(gosto, mas não muito), porém sou super fã de de vampiros. FangBanger assumida!!!! Nessa época de vampiros que brilham na luz, que não tem presas(como é o caso de crepusculo) e que nem gostam muito de sangue, eu ainda fico com meu bom e velho conde Drácula. Gostei da postagem... abração

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...