quinta-feira, 19 de maio de 2011

Lendas, Mitos e Mentiras

Esta semana terminei de ler um livro ótimo chamado “As mais famosas lendas, mitos e mentiras da história do mundo”.

Escrito por Richard Shenkman, um jornalista ganhador do premio Emmy como repórter investigativo, professor de história da George Mason University e autor best-selling do New York Times.

O texto foi traduzido por Antonio Carlos Vilela e lançado pela editora Ediouro em 2005. Nessa obra Shenkman cita diversos “fatos” históricos amplamente conhecidos pelo público em geral e mostra que os historiadores não sabem se muitos deles realmente aconteceram.

Mais do que isso, revela que na verdade muitos com certeza não ocorreram!

Particularmente gosto bastante desse tipo de informação, mas muitos podem ficar chocados ao descobrir, por exemplo, que Gandhi não era uma pessoa tão legal quanto se pensa ou que Cleópatra não era bonita.

O livro tem 208 páginas é dividido em doze partes, indo da antiguidade até o meio do século XX, cada uma com alguns tópicos.

Não há como falar muito sobre essa obra sem soltar grandes spoilers, pois todo o texto é recheado de revelações e surpresas, então irei encerrar rapidamente.

Mas antes quero reafirmar que o livro é ótimo, fácil e rápido de ler, não só é esclarecedor, como também muito engraçado!

5 comentários:

  1. Parece interessante... gosto desse tipo de leitura. Depois a gente faz uma troca pelo Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, ok?

    ResponderExcluir
  2. Opa, Guia Politicamente Incorreto da Historia do Brasil me agradaria ler, hein Rafael? hein, hein?

    ResponderExcluir
  3. Vou ver se consigo ele para ti emprestar nesse encontro nerd Rafael.

    ResponderExcluir
  4. Empresto, sim. Só que já tinha comentado com o Fábio no último encontro nerd. Passo pra ele e depois te passo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...