quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Superman – Earth One

Por Fábio

Super-Homem – Terra Um

Quem acompanha as histórias em quadrinhos da Marvel e da DC já está familiarizado com o conceito de multiverso, numerosos universos paralelos com pequenas (ou não tão pequenas) variações entre eles. Mesmo quem não lê quadrinhos muitas vezes conhece essa idéia, pois ela também é encontrada em muitas outras obras de ficção e também em algumas teorias cientificas.

Algum tempo atrás a Marvel resolveu explorar seu multiverso lançando a linha Ultimate, revistas cujos eventos se situam em um desses universos paralelos, basicamente fazendo uma releitura dos personagens Marvel, só que como esses não são os originais, os autores têm muito mais liberdade para lidar com os personagens e muitos acreditam que por isso as histórias são muito boas.

Recentemente a DC resolveu explorar esse nicho com a série Earth One, mas em vez de usar revistas mensais como sua concorrente está fazendo, preferiu lançar graphic novels com histórias fechadas. A primeira Superman – Earth One foi lançada em outubro de 2010 e dizem que vai receber uma continuação, a segunda será Batman – Earth One a ser lançada agora em 2011.

Superman – Earth One reconta a origem do Super-Homem de uma maneira bem interessante, nada muito novo, mas tem diversas variações bem boladas, como, por exemplo, a relutância de Clark Kent em assumir o papel de super herói, por medo da solidão, pois ao verem seu poder certamente as pessoas se afastariam dele.

Também é mostrado que ele poderia ser muito bem sucedido em qualquer ramo de atividade que escolhesse, mas que acaba se tornando um repórter do Planeta Diário para levar a verdade até o publico.

A graphic novel mostra um Clark de 20 anos de idade, cheio de duvidas e medos, mas que ao se deparar com uma terrível ameaça que coloca em risco a vida na Terra, finalmente se encontra e começa a trilhar seu caminho de vida, transformando o mundo inteiro no processo.

Embora nenhum outro heróis seja mostrado ou citado nessa edição, assim como em sua versão original o Super-Homem da Terra 1 é claramente o arauto da era dos super-heróis.

Eu particularmente gostei bastante da história, talvez porque nunca tenha sido muito fã do Super-Homem e essa versão de sua origem me pareceu bem mais plausível com os detalhes que foram modificados.

Recomendo a leitura desta graphic novel a todos que gostam (ou nem tanto) do Super-Homem.


Até a próxima galera.

Um comentário:

  1. Também detesto o Capitão Cueca, mas como leio hqs por autor e não por personagem, e o Straczinsky fez um ótimo trabalho no Thor, vale a pena dar uma olhada...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...