domingo, 18 de julho de 2010

Veículos fantásticos

Por Rafael



Depos que o Jacques escreveu sobre as maravilhosas máquinas dos filmes e seriados dos anos 80 (Os super-veículos da década de 80), fiquei pensando sobre outros veículos que chamam bastante atenção em outros filmes.



Ecto-1



Transformado e tunado (apesar do termo nem existir naquela época) a partir de uma antiga ambulância, o Ecto-1 era o veículo que os Caça-Fantasmas usavam para caçar ectoplasmas em Nova York. Dotado de uma gigantesca parafernalha na capota, o Ecto-1 se tornou um grande símbolo nerd (porque geek ainda não existia na época) e foi muito copiado por inúmeros fãs na vida real. Eu tinha um Ecto-1 em miniatura e um dos meus jogos preferidos era Ghostbusters para MXS, por isso não havia como eu começar esse post de outra maneira.



Carrodilo



O Death Race 2000, de 1975 foi bastante criticado por seus exageiros, violência gratuíta e nudes. Os críticos estavam certos, mas isso não impediu que o filme se tornasse um clássico cult. Teria sido pelos carros? O da foto é o carro crocodilo, dirigido pelo personagem de David Carradine. Talvez, em 1975, dirigir um carro assim fosse muito malvado, mas hoje em dia...



Falcon Hardtop



O carro do Mad Max era tão imponente que podia ser tratado com mais um personagem do filme. Era uma edição limitada de um Ford XB Falcon Hardtop, de 1973. As cenas em que o carro aparece eram as preferidas de muitos aficcionados por carros. Um amigo meu tinha esse video gravado em K7 só por causa dos carros que apareciam.


Nesse site japonês tem um modelo de papel (papercraft) desse carro: longtailscafe



Spinner



Eu sou bastante suspeito pra falar sobre Blade runner. Esse filme marcou minha adolescência e considero, ainda hoje, um dos melhores filmes da minha vida. Os carros Spinner da políci de Los Angeles, de 2019, voavam sobre os arranha-céus no conto de Philip K. Dick sobre androides e dor. Foi um dos primeiros filmes que lembro de ter visto com esse onceito de carro, por isso acho que marcou bastante.



Veículo automático de transporte Lexus



Falando ainda em Philip K. Dick, em Minority Report, um moderno conceito de carro que não necessita de condutor navega sobre um sistema de trilhos de mag-lev, assim como os atuais trens-bala. O sistema permitia até mesmo que a polícia assumisse o controle do veículo e dirigisse o ocupante diretamente para a delegacia mais próxima. O que ía ter de político andando à pé aqui no Brasil...



Carros flutuantes



O conceito é bem parecido com o dos Spinners de Balde Runner, porém, no mundo de 2263 do Quinto Elemento todos os carros (e outros tipos de veículos, como carrocinhas de comida chinesa) voavam e faziam o trânsito virar uma zona.



DeLorean



Muita gente já devia estar nervosa esperando o DeLorean do De Volta para o Futuro, mas deixei aqui mais pro final só pra dar um gostinho. Quando vi pela primeira vez De Volta Para o Futuro no videocassete babei nesse caro. Eu nunca entendi nada sobre carros e nem sabia o que era um DeLorean, além disso, a Internet não era como é hoje, onde se acha qualquer coisa, por isso eu achei ele o carro mais incrível que já tinha visto. Num filme eu ainda acho, pois foi uma boa sacada ligar uma máquina do tempo a um carro.



Batmóvel



Talvez o mais bem aparelhado carro de todos os tempos seja o Batmóvel. Ele é uma versão dirigível do bat-cinto-de-utilidades, pois tem botãozinho pra tudo que é lado, capaz de fazer de tudo que se possa imaginar. Eu tinha um batmóvel de plástico, só que de uma versão antiga, que parecia uma banheira com rodas. Essa versão do Batman Begins é que é um carro digno para o Cavaleiro das Trevas. O carro é um tanque e, tirando a parte que sai uma motinho de dentro dele, ficou muito bem nesse filme.



Light-Cicles



Pra fechar com chave de ouro, não podia deixar de falar dos Light-Cicles do filme original Tron. Por ser o primeiro filme a utilizar computação gráfica de maneira exaustiva, fica aí minha homenagem à esse inesquecível filme.



Um comentário:

  1. Rafael,
    Faltou falar do carro do Automan, com suas famosas "curvas de noventa graus" e dos outros batmóveis, que por si só já dariam um texto.
    Eu não fazia ideia de que aquelas motos muito loucas do filme Tron tinham nome...
    Vivendo e aprendendo.
    Valeu.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...