sexta-feira, 26 de março de 2010

Sociedades Secretas

Por Fábio



As popularmente chamadas Sociedades Secretas periodicamente entram na mídia, mais recentemente graças ao escritor Dan Brown, autor de Anjos e Demônios, O Código Da Vince e O Símbolo Perdido.

Geralmente fala-se em sociedade secreta ao se referir a uma das várias Ordens Iniciáticas. Iniciação remete a começo, entrada. Também é uma cerimônia na qual é introduzido na ordem ou a alguma de suas graduações, um novo membro, após ele realizar alguma tarefa ou participar de algum ritual de iniciação.

As sociedades secretas podem ser divididas, em dois grupos:

Ordens Discretas, que perfazem a grande maioria. São devidamente registradas nos países onde atuam, tem sua existência e filosofia básicas divulgadas, a maioria de seus membros não esconde sua afiliação e costumam possuir algumas cerimônias abertas ao público. A única coisa realmente mantida secreta nessas irmandades são seus rituais e a maioria de suas cerimônias. Exemplos, Maçonaria, AMORC, FRA, TOM, OTO, etc.

Ordens Invisíveis, quase nada se sabe sobre essas fraternidades, sendo que a maioria das citadas não existe realmente, um exemplo é a famosa Illuminatti, embora os teóricos da conspiração jurem de pés juntos que essa é real. O máximo que se tem sobre as Ordens Invisíveis são boatos sobre o nome ou interesses de algumas. São as verdadeiras SOCIEDADES SECRETAS, com letras maiúsculas.

O que essas irmandades querem?

Varia muito, cada uma tem seus próprios interesses e objetivos, mesmo grupos semelhantes têm muitas divergências entre si.

Muitas querem pelos mais variados métodos, o desenvolvimento da humanidade. Nessa categoria estão quase todas as ordens discretas que conheço, acreditasse que boa parte das invisíveis também entra aqui.

Outras querem apenas o desenvolvimento dos próprios membros, ou de causas em particular.

Certamente devem existir sociedades com objetivos escusos, principalmente entra as secretas, mas as outras se opõem a elas. Além disso, essas têm uma desvantagem imensa, a magia negra mais cedo ou mais tarde, sempre volta para chutar a bunda de seus usuários.

Essas fraternidades dominam o mundo?

Nem de longe, a grande maioria não tem o mínimo interesse nisso, e mesmo se alguma queira, há tanta competição entre elas seria impossível.

As ordens iniciáticas praticam magia?

Depende de sua definição de magia, se você está se referindo a qualquer coisa que a ciência convencional não seja capaz de explicar, então sim, as ordens praticam magia.

Mas a magia não é feia, má e boba?

Não.

A magia é uma força neutra, como um martelo, você pode usá-lo na construção de casas para os necessitados (magia branca), para consertar um de seus próprios móveis (magia cinza), ou para machucar alguém (magia negra). É um dom natural de todo ser humano, mas que exige um grande esforço para ser desenvolvido.

O carma garante que a magia branca sempre traga boas conseqüências para seu usuário, enquanto o uso de magia negra garante que você vai acabar em uma péssima situação.

Se essas irmandades são tão legais, por que não divulgam abertamente seus ensinamentos?

Então me respondam vocês, por que as faculdades públicas de medicina não permitem que pessoas não matriculadas assistam a suas aulas, ou não dão aulas em meio a praças?

Certo, então o motivo para a discrição é obvio, mas qual o motivo de algumas serem invisíveis?

No passado qualquer um que quisesse a evolução da humanidade era obrigado a se esconder, para evitar a fúria daqueles que queriam manter o povo na miséria e ignorância. A igreja e muitos nobres não perdiam nenhuma oportunidade de se livrar definitivamente de idealistas.

Nos tempos de hoje a situação ainda é a mesma em alguns locais do mundo, mas a maioria das ordens invisíveis prefere manter-se assim por tradição ou porque seus membros preferem o anonimato.

Então as sociedades são do bem e posso entrar em qualquer uma?

Não é bem assim.

O charlatanismo é um grande problema, para cada fraternidade ou místico sério, existem dez picaretas.

É recomendável que quem decide entrar numa Ordem Iniciática pesquise bem antes de se filiar a alguma. Uma boa dica é procurar grupos reconhecidamente antigos e bem estabelecidos, outra é dar preferência a escolas que não cobrem, ou cobrem apenas o mínimo para manter suas operações.

As fraternidades obrigam seus membros a acreditar em alguma coisa?

As sérias não, muitas inclusive fazem questão de orientar seus membros a testarem e comprovarem tudo que é ensinado, deixando de lado o que não se confirmar, mas se você não concorda com a filosofia do grupo que diabos você foi fazer lá?!

Qual a razão para algumas só aceitarem homens?

Todo ser humano possui energias masculinas e femininas, naturalmente sendo predominante a do seu gênero. A magia e o misticismo lidam com manipulação de energia, incluindo a de seus praticantes, o que deu origem a três vertentes de prática. Os ritos solares que lidam com energia masculina, os lunares que lidam com a feminina e os ritos estelares que trabalham com ambas nas proporções corretas.

Mulheres participando de ritos solares além de perturbarem o fluxo de energia, com o tempo terão sua energia masculina exarcebada, o que vai influenciar sua sexualidade. O mesmo com homens em ritos lunares. No caso dos estelares as praticas não causam nenhuma influência nesse sentido.

Mas meu pastor/padre/ministro... disse que essas sociedades são malignas!

Há certas religiões usam o medo para escravizar seus fiéis e para isso é preciso inventar uma grande variedade de inimigos. Acusar organizações que não vão se rebaixar a dar uma resposta sempre foi uma tática popular.

Nem todo sacerdote faz isso por malicia, muitos aprenderam essas coisas com seus superiores e acreditam nelas.

Qual a origem das Ordens Iniciáticas?

Considerando a variedade de ordens existem várias origens, vou comentar algumas:

Origem atlante: Nenhuma irmandade séria que já tenha ouvido falar alega ser atlante, ou descente direta desse povo, mas muitas afirmam que no passado existiu esse continente e que o conhecimento ocultista em si teria origem lá.

Origem egípcia: Muitos concordam que as primeiras Ordens Iniciáticas foram as Escolas de Mistérios egípcias, algumas organizações modernas até mesmo alegam ser uma descendência direta delas.

Origem medieval: Diversas facções alegam ser originárias desse período, mas em geral são apenas descendentes ou evoluções de sociedades dessa época. A maçonaria, por exemplo, já existia na idade média, mas em uma forma diferente da atual.

Origem Renascentista: Nesse ponto já se encontram provas concretas da existência de Ordens Iniciáticas, principalmente por elas terem mais liberdade para atuar, algumas estão ativas até hoje, algumas diretamente como no caso da Maçonaria e outras por descendência direta.

Origem Moderna: Muitas fraternidades se formaram mais recentemente, baseadas nos conhecimentos das mais antigas, algumas dessas novatas são tão ou mais solidas e completas que as tradicionais.

E o conhecimento delas de onde veio?

Das pesquisas realizadas por magos, alquimistas, místicos e religiosos ao longo das eras. Obviamente algumas contam histórias mais elaboradas, mas avaliando friamente se chega nessa conclusão.

Quais são as Ordens Iniciáticas existentes?

Existem muitas, seguindo variadas linhas de prática, mas posso comentar algumas vertentes:

Maçonaria


É a ordem mais famosa, na forma como é conhecida hoje a Maçonaria foi fundada no dia 24 de junho de 1717, em Londres. É um rito solar, portanto só aceita homens como membros, para entrar o individuo precisa ser convidado por um maçom e sua vida é investigada. Também é exigido que o candidato acredite em um deus criador de tudo e de todos, mas não importa sua religião.

A Constituição do Grande Oriente  do  Brasil define a Maçonaria da seguinte maneira:
“A Maçonaria é uma Instituição essencialmente Iniciática, Filosófica, Filantrópica, Progressista e Evolucionista. Proclama a prevalência do Espírito sobre a Matéria. Pugna pelo aperfeiçoamento Moral, Intelectual e Social da Humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são LIBERDADE, IGUALDADE e FRATERNIDADE.”

A Maçonaria se divide em três graus, Aprendiz, Companheiro e Mestre Maçom, sendo que se leva por volta de três anos para se chegar ao grau de Mestre Maçom. A partir daí, dependendo dos ritos maçônicos seguidos em cada Loja (estabelecimento maçom), podem existir vários outros graus.

A maçonaria também patrocina e apóia algumas Organizações Paramaçônicas, são grupos que seguem os preceitos maçônicos, mas são voltadas a públicos diferentes daquele que pode efetivamente entrar para a ordem, e a participação em uma delas não dá nenhum tipo de filiação à maçonaria em si. As reuniões das Organizações paramaçônicas são sempre acompanhadas por maçons.

A Ordem DeMolay é para homens jovens, com idade entre os 12 e 21 anos. Não é necessário possuir parentesco maçônico para fazer parte.

A Ordem Internacional das Filhas de Jó é destinada a mulheres jovens, entre 10 e 20 anos (incompletos). É necessário ter parentesco com um maçom para entrar no grupo.

A Ordem Internacional do Arco-Íris é para moças que tenham entre 12 e 20 anos. Não é preciso ter parentesco maçônico, embora necessite ser “apadrinhada” por um maçom ativo.

A Ordem da Estrela do Oriente é uma organização onde fazem parte homens maçons e mulheres acima dos 18 anos, que possuam parentesco maçônico.

Além da Maçonaria Regular, existem as expúrias, grupos de maçons que por algum motivo se desligaram, ou foram desligados da organização oficial.
Martinismo

Baseada fortemente em misticismo cristão, a Ordem Martinista foi fundada graças a Papus e Augustin Chaboseau em 1888, por alunos dos discípulos de Louis-Claude de Saint-Martin, 85 anos após a morte dele. Mais tarde ela passou um período adormecida (desativada), após a Segunda Guerra Mundial, depois se dividiu em diversas fraternidades martinistas.

Louis-Claude de Saint-Martin foi da Ordem dos Cavaleiros Maçons Elus-Cohen do Universo e depois do adormecimento dela, dedicou-se a estudar a obra do filósofo Jacob Boehme, sendo essas duas as principais fontes dos ensinamentos de Saint-Martin.

Quase todas as irmandades martinistas aceitam a filiação de mulheres. Entre elas temos - Ordem Martinista & Sinárquica, Antiga Ordem Martinista, Ordem Martinista Templária, Ordem Martinista Sufi, Tradicional Ordem Martinista, Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis, Ordem Martinista dos Cavaleiros de Cristo, Sociedade das Ciências Antigas, e outras.

Rosacrucianismo

Os rosacruzes se fizeram conhecer com a publicação de três manifestos, Fama Fraternitatis (1614), Confessio Fraternitatis (1615) e O Casamento Alquímico de Christian Rosenkreutz (1616), impressos na Alemanha e França. Em 1623 cartazes foram fixados em Paris indicando a presença da sociedade na cidade. Com o passar do tempo a Ordem Rosacruz deu origem a outras, enquanto permaneceu invisível ou adormeceu.

O rosacrucianismo incentiva a participação de homens e mulheres, promove o pensamento livre e o desenvolvimento humano. Entre as irmandades rosacruzes temos, A Fraternidade Rosacruz Max Heindel, Antiga e Mística Ordem Rosae Crucis (AMORC), Fraternitas Rosae Crucis (FRC), Fraternitas Rosicruciana Antiqua (FRA), Lectorium Rosicrucianum, Confraternidade da Rosa+Cruz CR+C, Ordem Kabbalística da Rosa-Cruz (OKRC), etc.



Thelema


Filosofia desenvolvida pelo mago Aleister Crowley, ela baseia-se em dois conceitos principais:

"Faze o que tu queres será o todo da Lei."

"Amor é a lei, amor sob vontade."

Aleister Crowley foi membro da Ordem Hermética da Aurora Dourada, co-fundador da A∴A∴ e um líder da Ordo Templi Orientis (O.T.O.). Muito conhecido por seus texto sobre magia, particularmente o Livro da Lei, o ponto central da Thelema, escrito nos dias 8 a 10 de abril de 1904.

Os adeptos da Thelema são chamados de "thelemitas". Entre as ordens que seguem a Thelema temos - Astrum Argentum (A.´.A.´.), Ordo Templi Orientis (O.T.O), The Hermetic Order of the Golden Dawn (H.O.G.D.), Order of Thelemites (O.T.), Collegium ad Lux et Nox (CALEN) e outros.

Cara! Isso tudo é bobagem, que tipo de animal ignorante acredita nessas besteiras?

Literalmente presidentes, cientistas, arquitetos, engenheiros, pediatras, neurocirurgiões, psiquiatras, psicólogos, dentistas, matemáticos, vendedores, motoristas, donas de casa, etc. Desde profissionais normais até grandes nomes de suas áreas, de pessoas comuns a gênios, no passado e nos dias de hoje.

Um dos grandes motivos da discrição dessas ordens é evitar que essas pessoas sofram preconceitos por serem filiados a elas.

Essas são todas as Ordens Iniciáticas?

Nem de longe, existem muitas outras, embora muitas não utilizem essa denominação.

Se você prefere alguma linha mais pública, existem ótimas escolas de yôga com uma linha bem esotérica, templos sérios de inúmeras religiões, centros espíritas e por ai vai, mas antes de se comprometer com algum sempre tome muito cuidado para conferir se é um local confiável.




6 comentários:

  1. MAGNUM OPUS
    O Mantra do Infinito
    Autor: Orácio Felipe
    Descrição :
    Papai estava enfermo, sofrera um acidente. Ele havia afrontado Deus. Mas ele teria mais uma chance. Antes porém, haveria de ser iniciado, afim de que mudasse seus hábitos. O livro conta a história de um novo Cavaleiro do Templo.

    www.clubedosautores.com.br

    ResponderExcluir
  2. Como consigo convite para ingressar na maçonaria?
    Já enviei emails à várias lojas maçonicas, mas nunca me responderam...
    Sei que há , agora, lojas que aceitam mulheres e gostaria de ingressar.

    ResponderExcluir
  3. Até onde sei é preciso que alguém que já seja maçon lhe convide, em geral pedir um convite apenas garante que ele nunca seja feito, mas entre as chamadas lojas expurias pode haver alguma que faça diferente.

    Nenhuma Loja Maçonica oficial aceita mulheres, mas algumas irregulares aceitam.

    Existem outras ordens iniciáticas mais acessíveis, seria melhor procurar uma delas.

    ResponderExcluir
  4. A ordem maçonica não aceita mulheres. Há algumas ordens irregulares formadas apenas por mulheres, mas são poucas, até onde eu sei.
    É possível ir à reuniões abertas de algumas lojas - eu mesmo já fui à uma - e tentar "se enturmar" pra ser convidado, ou simplesmente perguntar para algum membro da loja em questão como seria possível ingressar na ordem, mas não tenho idéia do grau de "funcionabilidade" de nenhuma das duas abordagens.
    Eu, particularmente, depois de conviver com quatro membros de lojas maçônicas, cheguei a conclusão que não são pessoas com as quais eu gostaria de conviver.

    ResponderExcluir
  5. Pode ser ignorancia de minha parte, mas li algusn textos de Alesiter Crowley e parecem-me invocar ao Diabo, ou ao anjo caido, como tambem e chamado, isso é verdade? Tambem fiquei sabendo que algumas dessas ordens promovem verdadeiras "surubas", por isso a presença de mulheres - conhecidas - não são bem vindas... isso está correto? Obrigada

    ResponderExcluir
  6. Alesiter Crowley é famoso por falar e escrever as coisas mais escabrosas possíveis para chocar as pessoas, muitos consideram ele uma péssima pessoa, mas outros preferem se focar na filosofia dele, que se centrava na liberdade e autonomia.

    Olha em relação as tais surubas, das ordens citadas apenas na Thelema se usam práticas sexuais, mas não é uma coisa generalisade e não há nenhuma restrição a presença de mulheres nela.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...