quinta-feira, 29 de outubro de 2009

"O Deus da Bíblia é rancoroso, vingativo e má pessoa"

Por Rafael


cain 


Nesse mês de outubro, José Saramago deu entrevista coletiva para explicar o suposto ataque à Igreja Católica em seu recente livro entitulado Cain.


“Todo este alvoroço não se levantou por causa do livro”, explicou, “mas por causa de palavras que eu disse em Penafiel. Mas a verdade é que na Bíblia há incestos, violência de todo o tipo, carnificinas, etc. É uma verdade inquestionável”.


Abordando a reação da Igreja Católica ao seu livro, José Saramago afirmou que “a Igreja reagiu de forma algo disparatada. Aquilo que eles querem e não conseguem seria colocar ao lado de cada leitor da Bíblia um teólogo que lhes diga que aquilo não é bem assim. O sentido que tem não convém e por isso arranja-se um outro sentido. Mas eu leio apenas aquilo que lá está”.


“Não haveria este romance se o episódio de Caim e Abel não estivesse na Bíblia onde mostra a crueldade de Deus. Um Deus rancoroso, vingativo e má pessoa. Não há que ter confiança no Deus da Bíblia”, concluiu.


Saramago mostrou-se, no entanto, surpreendido com a reação dos católicos.“Quando escrevi o livro, não sou ingênuo, sabia que ia agitar algumas águas. O que eu não esperava era isto. Não esperava reação dos católicos porque os católicos não lêem a Bíblia. As próprias sondagens o dizem. Pensava que os católicos deixassem passar, que isto não era com eles. E neste caso isso foi a grande surpresa, em alguns aspectos lamentável mas noutros positiva, porque mostra que Portugal ainda é capaz de se mexer para protestar e criticar e isso é saudável”, disse.


Quando lhe perguntaram se num próximo livro iria falar do Corão, Saramago respondeu que “Não tenho a intenção de abordar o Corão, tenho mais que fazer, estou a escrever outro livro que não será tão polémico como este”.


É ler e conferir.

15 comentários:

  1. Provavelmente todos esses protestos ocorreram justamente porque os católicos não lêem a bíblia e devem ter achado que o José Saramago estava simplesmente atacando a religião, se lessem saberiam que o velho testamento é um tanto harcore.

    ResponderExcluir
  2. O que eu tenho a dizer de Saramago resume-se a um antigo e muito verdadeiro ditado português: VOZES DE BURRO NÃO CHEGAM AO CÉU!!!

    ResponderExcluir
  3. gilberto torres guimaraes coelho13 de novembro de 2009 às 07:50

    A ignorância teologica de Jose Saramago é algo triste para a nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  4. Frase do José Saramago: "O Deus da bíblia é rancoroso, vingativo e má pessoa".

    =

    Frases do Extraordinário Ministro Gilberto Coelho: "E ninguém vos seduza com vãos discursos. Estes são os pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes".

    O.o

    E essa, que não entendi: "os pobres de espírito são os que souberam se posicionar corretamente diante das riquezas do mundo. Este posicionamento da alma corresponde ao dom do temor de Deus".

    ResponderExcluir
  5. É Kamila... parece um sermão padrão. Ele deve mandar isso pra todo mundo, como aqueles e-mails de resposta automática.

    Não fala nada com nada e atira pra todos os lados.

    ResponderExcluir
  6. Se o Saramago for um ignorante em teologia, sorte dele. Ele deve perder tempo lendo temas úteis e construtivos.

    ResponderExcluir
  7. Às vezes é uma bênção de Deus ser ignorante em teologia hehehehe

    ResponderExcluir
  8. Sera que as pessoas ainda nao notaram que o Deus do antigo testamento é um pastor armado de um chicote "divino" e que apenas no novo testamento(que é uma das maiores jogadas de marketing[axo q nao é asim q se escreve] da istoria) é que ele virou um velinho simpatico e amante do perdao(vejam que perdao ele deu p Sodoma e Gomorra)?
    P quem quer conhecer o Deus original e ao mesmo tempo ler um dos melhores textos da bbiblia, eu aconclho a leitura do "LIVRDO DE JÓ".
    Ninguem é obrigado a "ler" a biblia, ainda mais porque ela nao é um livro normal e sim um amontoado(ha trmos mais bonitos, mas prefiro este) de textos escritos por aproximadamente 40fieis(fieis n lembra um pouco d fanatismo e fanatismo n lembra um pouco de aceitacao cega) que em sua maioria nem conheceram Jesus. Nao quero diminuir ninguem, mas quem conta um conto aumenta um pouco e o que dizr de um conto sobre alguem que nunca conhecemos.
    Nao me importo com o que Saramago falou, mas me importo muito menos com o que alguns membros de uma organizacao(que excomunga medicos que fazem abortos em casos de estupro e gravidez de risco) que enriqueceu as custas da forca e da ignorancia, falam.

    ResponderExcluir
  9. gilberto torres guimaraes coelho4 de novembro de 2010 às 14:04

    Os pobres de espiritos kamila e fabio são aqueles que são facilmente enaganados por todos e principalmente pela midia.E lança heresias e blafemas contra o povo de Deus. Vc entendeu é que as pessoas gosta de fazer de besta.
    O fabio deve ser aquele tipo de pessoa que acha que tudo que se escreve contra a Igreja é o correto. A pobreza está na maneira de julgaras coisas sem entendimento, e não reconhecer a sabedoria das coisas.
    Por isso, eu vos digo: todo pecado e toda blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não lhes será perdoada. Mt 12,31

    ResponderExcluir
  10. Imputar fato a outrem é contra a lei dos homens, passível de punição frente ao Código Penal Brasileiro, e, provavelmente, contra a lei do teu deus. Portanto, sugiro que retires o que disseste.

    Blasfêmia é ficar usando frases soltas da Bíblia pra "amedontrar" os outros. Sugestão: estuda, lê a Bíblia, interpreta o que diz. Ir na onda dos outros nos faz parecer menos inteligentes. Rafael 19:24min

    ResponderExcluir
  11. Deus e o bem absoluto e a total ausencia de mal(que segundo St Agostinho, e apenas a ausencia, ou menor concentraco, de bem). Para tal ser, todos tem salvacao e ate mesmo Lucifer um dia sera perdoado. Varios membros da patristica concordam, mesmo que apenas em parte, que um dia Deus ira perdoar a todos, e que o inferno se tornara um "lugar" vazio.

    ResponderExcluir
  12. Putz, acho que escreví um pouco demais...

    ResponderExcluir
  13. Amigo, seja lá de que governo seja o teu ministério (legal ter um título pomposo, quando ele não serve pra nada! Eu sempre me sinto mais feliz quando alguém me chama de Mestre, mesmo que informalmente! Títulos são legais!), a tua forma de escrita pobre deixa absolutamente óbvio que tu não tem exatamente o "dom da palavra", mas sim o "dom do xingamento", que é muito comum nas igrejas atualmente. Vocês adoram xingar, dizer que os ímpios e os infiéis vão arder no inferno, que só em Deus e em seu filho encontraremos o amor... Mas eu não vejo muito amor sendo mostrado nos atos da igreja, sabe? Ligar a TV e ver pastor gritando que todos os não cristãos são más pessoas, e que todos são pecadores... Sério, como disse um amigo meu ainda esses dias, se alguém precisa gritar comigo pra me convencer de algo, é porque tem alguma coisa errada com o produto! Então, ou vocês não sabem vender bem os ensinamentos da igreja, ou não entendem e tentam intimidar pra ver se funciona.
    Pera, me perdi... o que eu tava dizendo...?
    Ah, sim!
    Então, amigo Ministro (estranho, eu acompanho política e não lembro do teu nome nos últimos quatro governos... As vezes detesto minha falta de atenção...) não adianta vir aqui vomitar as "verdades" da igreja sobre nós, pobres almas infiéis, porque nós simplesmente somos adultos demais pra deixar que um sujeito com um título grande seja capaz de nos intimidar com palavras rebuscadas (e péssima semântica; "A sagrada Escritura é bem clara sobre os ímpios e pagãos que despreza Deus apoiando os discípulos do mal (...)" quem despreza Deus são os ímpios e pagãos ou é a sagrada Escrituta?).
    Eu fui católico por muitos anos. Eu lí a bíblia de cabo a rabo mais de uma vez, e posso dizer com segurança: A Igreja, e a Bíblia Sagrada só pregam uma coisa: Fé cega. Ou, se preferir, intolerância. É exatamente o que o Saramago - que não é um dos meus escritores favoritos, mas ainda assim tem clareza de visão, algumas vezes... - defende no livro dele, e exatamente o que o senhor corrobora com suas palavras, de forma generalista quando diz que " Estes são os pecados que atraem a ira de Deus sobre os rebeldes.", e quando tenta denegrir diretamente as outras pessoas que postaram suas opiniões aqui (Alias: "E lança heresias e blafemas contra o povo de Deus. Vc entendeu é que as pessoas gosta de fazer de besta." é uma frase com uma construção tão ruim que eu ainda não entendi se estavas presumindo que a Kamila está se fazendo de besta ["você entendeu, é que as pessoas gostam de se fazer de besta" funcionaria melhor nesse caso], ou se esta querendo dizer que ela está supondo que as pessoas gostam lançar heresias e blasfêmias no lugar de virotes contra o povo de Deus ["E lançam heresias e blasfêmias contra o povo de Deus. Você entendeu é que as pessoas gostam de fazer isso de besta". ficaria melhor]), demonstrando que é uma pessoa intolerante e que entende que a palavra Comunhão significa algo como "concordar com o que diz a minha religião e considerar que todos os outros pontos de vista estão errados".
    Enfim!
    Sei lá porque eu gastei esse tempo todo escrevendo, quando sei que, se o senhor ler essa réplica, vai me considerar mais um ímpio ignorante que não entende os desígnios sagrados ditados por Deus.

    ResponderExcluir
  14. Clap, clap, clap! Obrigado por suas sãs palavras, Mesre Domênico.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...