quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

A resposta do enígma mais fantástico da história


Como bem se sabe, Alice no País das Maravilhas foi escrito em 1865 por Lewis Carroll e é repleto de enigmas e charadas de lógica e matemática. No estranho livro infantil Alice pega no sono e, ao se acordar, segue um coelho branco até um buraco que vai dar num mundo de lógica muito confusa, descrito por Carroll como “lógica absurda”, matéria de estudo em seu campo matemático.


Neste contexto encontram-se os mais estranhos e confusos personagens, como o Chapeleiro Maluco e a Lebre de Março; e Alice acaba em uma festa do chá com eles. Nessa festa o Chapeleiro Maluco faz sua charada mais famosa: Qual a semelhança entre o corvo e a escrivaninha? (Why is a raven like a writing desk?)

Alice não sabe a resposta e pergunta por quê, mas o Chapeleiro admite que não sabe. Indignada, Alice retruca dizendo “eu acho que você deveria fazer algo melhor com seu tempo que gastá-lo com charadas sem resposta”.

Esta pergunta ficou conhecida como “o trocadilho sem resposta”. Por anos muito tentaram respondê-la e inúmeros foram os argumentos lógicos (ou seriam argumentos de lógica absurda?) que as fundamentaram.

Uma das respostas mais criativas é: “Poe escrevia sobre ambos”, desenvolvida por Sam Lloyd (de Scrubs e Flubber). Mas a que eu mais gosto foi a bolada por Aldous Huxley, seguindo o espírito nonsense de Carroll: "Because there is a 'b' in both and an 'n' in neither" (porque tem “a” em ambos e “n” em nenhum). Maluquice?

A charada sem resposta foi respondida por anos e anos. O próprio Lewis Carroll a respondeu, depois de muita requisição dos fãs, após o lançamento do livro. No prefácio das edições posteriores, Carroll escreveu: "Because it can produce a few notes, tho they are very flat; and it is never put with the wrong end in front" (porque podem produzir algumas notas apesar de muito planas; e nunca são colocados com o lado errado para frente). Isso porque Carroll escrevia "naver" ("raven", ao contrário) ao invés de "never", mas o editor corrigiu a palavra, tirando um pouco da graça do trocadilho.

A charada sem resposta é uma das mais respondidas hoje em dia, nos tempos de Internet. Vocês já têm resposta pra ela?

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...