segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Músicas que detonaram em filmes – parte 3


Depois do MDF1 e do MDF2 (agora pareci um estadosunidense abreveando expressões grandes), resolvi ir atrás das dicas que o pessoal deixou nos comentários. Me diverti bastante procurando algumas pérolas, como a banda Morphine, idolatrada por Fábio Ochôa (espero que o meu achado não tire teu fascínio por eles!). Vamo-nos, então.




Spanking the Monkey: In Spite of Me - Morphine







Começo já fugindo um pouco à regra, pois nunca vi o filme, mas atendendo (ou não) ao pedido de meu grande amigo Fábio Ochôa. Eu não conhecia Morphine, mas já tinha ouvido ele falar em ums 3 ocasiões diferentes. Hoje procurei, escutei e gostei, muito boa mesmo. Pena que sua representação nas trilhas sonoras dos filmes não seja tão espetaculosa assim. Numa pesquisinha no Google descobri que tem duas músicas do Morphine no filme de produção independente Spanking the Monkey (isso mesmo: espancando o macaco, ou escabelando o palhaço, como queiram). Putz, confesso que fiquei preocupado quando vi que uma banda ícone que meu amigo clamou por constar em um filme chamado Espancando o Macaco (que m...). Mas pra salvar o dia, vi que Beavis e Butt-head já assistiram ao clipe do Morphine e é esse vídeo que coloco aqui pra representá-los.



Perfume de Mulher: Carlos Gardel - Por una Cabeza







Talvez um dos tangos mais conhecidos do mundo, Por una Cabeza conta a história de um jogador que perde um páreo "por uma cabeça" e, ainda por cima, perde a mulher que lhe jurara amor. Como o filme é norte-americano, a música é só instrumental, pois "fica mais bonito", já que eles não entenederiam a letra mesmo. Al Pacino é um grande ator. Interpretar um cego não deve ser nada fácil. A cena do tango é bem marcante, mas o que me marcou foi o cego dirigindo aquela Ferrari.



Na natureza selvagem: Hard Sun - Eddie Vader







Depois do Darth Vader, o Eddie Vedder é o cara mais legal que existe. Hahaha brincadeira. Eu tenho todos os discos (vinil) do Pearl Jam e comprei a trilha sonora do Into the Wild. O filme é um tapa na cara da sociedade consumista. O que é a vida? Qual o sentido da vida, da sociedade? Qual a importância de se estar vivo? A trilha sonora é perfeita. Eddie Vader é um excelente músico, gosto muito da voz dele.



Homem de Ferro: Iron Man - Black Sabbath







Black Sabbath é a segunda banda que mais marcou minha adolescência. Graças ao bom deus do rock "não existia" forró, pagode e restart naquela época.  Isso porque o que existia não era tão difundido e tudo que era novidade se ouvia na rádio, ou na MTV (sim, a MTV tocava música), ou trocando fita K7 com os colegas. Black Sabbath me foi apresentado por um primo que, ao me ver ouvindo Led Zeppelin, gravou uma fita e disse "é do peru essa fita". Nada mais justo que a música detonasse em Homem de Ferro.



Motoqueiro Fantasma: Ghost Riders In The Sky - Vaughn Monroe (por Spiderbait)







Ghost Riders In The Sky é uma clássica música no seu mais puro estilo western. Mais característico que isso impossível. A batida da música é incansavelmente repetida em inúmeras melodias do gênero. Essa música toca até num desenho em que o Pateta é um cowboy rumo ao oeste, quando é atacado por inúmeros índios. No filme foi a versão da pouco difundida no Brasil Spiderbait. O personagem já toca fundo nos coraçõezinhos de todos estadosunidenses, pois rider serve pra qualquer um que "monta", seja moto, seja cavalo. Logo, a transposição do personagem aos "herois" cowboys é direta. A vantagem do filme é não precisar ver a cara de nada do Nicolas Cage o filme todo, já que a cabeça dele pega fogo em grande parte das cenas, mas, enfim, é só minha opinião.



The Good, the Bad, and the Ugly: The Good, the Bad, and the Ugly - Ennio Morricone







Esse é um baita filme. Se passa na guerra civil norte-americana, é com o Clint Eastwood e não tem CG! É um filme com muita cena de batalha, explosão, muitos figurantes e sem CG. A trilha sonora recebeu prêmio Grammy e é uma das mais lembradas dos filmes de bang bang. Eu tenho o vinil da trilha sonora. Na capa, Eastwood tirando uma pestana, dirigindo a carroça com o dedão do pé. A música original não tinha assobio, nem barulho de tiros, que foram incorporadas para o filme. No meu vinil tem as duas versões. O filme é muito bom e essa música é marcante.

3 comentários:

  1. Puta merda Rafael! Tem coisas que é melhor morrer sem ver!
    Tá, ainda gosto da banda mesmo assim.

    Três Homens é mutcho bom, né? Acabei emendando na quarta uma sessão dupla com Quando Explode a Vingança.
    Recomendo.

    Abraços desaparecido.

    ResponderExcluir
  2. O Morphine eu só fui ouvir falar pela primeira vez no dia do Fantasticast, e achei bem interessante.
    Perfume de Mulher é um grande filme (dublado ou não), e até quem não gosta de tango chega a se emocionar com a cena da dança.
    Na Natureza Selvagem o Rafael já falou TANTO que eu vou ter de me obrigar a ver.
    Ano que vem sai o Motoqueiro 2 e acho que a única novidade é que ele consegue se transformar de dia, e nem a "piscadinha maldita" do Nicolas Cage consegue estragar essa música.
    Esse filme do Clint Eastwood eu devo ter visto, mas não lembro mais, e os filmes dele desta época eram bem divertidos (o Brad Pit o homenageou em Bastardos Inglórios, imitando sua boca dura).

    ResponderExcluir
  3. Muito boa a seleção Rafael.

    As que mais gostei são Iron Man e Ghost Rider in the Sky, inclussive vi o filme Motoqueiro Fantasma pela primeira vez na semana passada.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...