quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Grandes Mistérios do Mundo

Como foram construídas as pirâmides? E a imagem do astronauta entalhada em uma igreja do século XVIII? Eram os deuses astronautas? Qual a explicação do mapa-mundi aéreo feito pelo inca Manco Capac? dos caixões dançantes do Haiti, sobre quem fez Stonehenge e a pilha elétrica de milhares de anos descoberta na Ásia?

Mistérios é o que mais tem no mundo e neste post estão os meus prediletos, aqueles que realmente desafiam minha compreensão.





 

Mistério número 1: Keanu Reeves-

[caption id="attachment_3378" align="aligncenter" width="194" caption="Keanu, aparentemente acabando de acordar."][/caption]

Um dos maiores mistérios do século XX: como é que o Keanu Reeves virou um astro do cinema?

Sério, quer dizer, até o fato dele ser completamente inexpressivo não chega a ser um grande empecilho, muitos atores conseguiram uma carreira de sucesso mal tendo uma, quanto muito duas expressões na tela, tá aí o Chewbacca, o Alf Eteimoso e os Muppets que não me deixam mentir.

[caption id="attachment_3379" align="aligncenter" width="300" caption=""Tá limpo! Todas minhas expressões aprendi com ele.""][/caption]

 

Mas Reeves, além de sempre me dar a impressão que ele caiu de algum cavalo quando era pequeno e fraturou todos os músculos do rosto, consegue, ainda assim passar uma, sei lá, uma aura – a única explicação é metafísica, mesmo - de quem acabou de acordar há dois minutos e não faz a menor idéia do que se passa à sua volta, independente da cena que esteja acontecendo.

[caption id="attachment_3380" align="aligncenter" width="300" caption="Reeves exercitando os músculos do rosto nos tempos de Bill & Ted. Excellent!"][/caption]

Sério, ele é tão inexpressivo que isso chega a ser talento.

Duvida?

Tenta ser inexpressivo que nem ele.

Tá vendo?

Você não consegue.

 

Mistério número 2: Walter Mercado-

[caption id="attachment_3381" align="aligncenter" width="300" caption="... Pensei até em colocar um comentário na foto, mas resolvi ficar quieto..."][/caption]

Nos meus tempos de adolescência, volta e meia uma entidade dava as caras na minha TV, no melhor estilo Poltergeist.

Ela usava uma capa bordô e tinha uma curiosa predileção para se manifestar nos intervalos da Bandeirantes e da Manchete.

Ela parecia um tipo de fusão estranha do Silvio Santos com a Hebe Camargo, falando em alto e bom tom que se eu quisesse saber o que os astros me reservavam, quais eram minhas vidas passadas, de onde vinha, para onde ia, de onde viemos, para onde vamos, porque paramos e o escambau-a-quatro eu tinha que fazer somente uma coisa: ligar djá.

E pelo tempo que aqueles comerciais ficaram no ar, devia ter muita gente ligando djá.

 

[caption id="attachment_3382" align="aligncenter" width="226" caption="Walter, qual era mesmo o tamanho do lambari?"][/caption]

 

Não sei se é uma coisa só minha, mas pior do que a idéia de que um monte de corpos celestes muito maiores do que eu e com, sei lá, bilhares de anos nas costas, em vez de resolverem fazer coisa mais útil de suas vidas preferiram ser os responsáveis diretos pelas trollagens que a vida me reservava, só mesmo a idéia de que para evitar estas mesmas encrencas eu teria que ligar djá para um vidente-astrólogo porto-riquenho que é a cara da Martha Suplicy fantasiada de figurante de desenho da She-Ra.

[caption id="attachment_3383" align="aligncenter" width="241" caption="Quer saber onde está a bolinha? Ligue djá!"][/caption]

Walter Mercado é uma daquelas coisas tipo Serguey... Que... Assim, me faltam palavras, não tem explicação, sei lá, vieram de um mundo paralelo onde é normal ser assim, são algum ramo perdido da evolução,  são algum projeto secreto do governo, não sei, não sei, tudo é muito estranho e o bicho homem é uma coisa muito doida.

 

Mistério número 3:  Molas Malucas-

[caption id="attachment_3384" align="aligncenter" width="300" caption="Ziuuuuuuuuuuuuuuuummmm..."][/caption]

Alguém se lembra das molas malucas?

Bom, elas tinham forma de mola, elas podiam ser encontradas em cores suficientes para deixar qualquer um estrábico, elas desciam escadas sozinhas, SOZINHAS, imaginou que loucura? E sempre quando se moviam, fazem um barulhinho assim, ziiiiummmmm e... Bom e só.

[caption id="attachment_3385" align="aligncenter" width="252" caption="Todas as molas merecem o céu."][/caption]

Ou seja, eram mais um daqueles brinquedos que após 10 minutos simplesmente não tem mais o que fazer com eles, não dava para brincar em conjunto, não pulavam que nem Pogobol, não davam um cafezinho, uma palavra amiga, quiçá um abraço.

E mesmo assim, foram uma febre nos anos 90, era impossível andar 20 metros sem tropeçar em uma, para onde quer que você olhasse, ziiiuuuuuuuummmm lá vinha uma descendo a escada toda serelepe.

[caption id="attachment_3386" align="aligncenter" width="225" caption="Molas malucas fazendo um swing maluco."][/caption]

E me pergunto, como é que estas coisas acontecem? Como foi a invenção disso?

Será que algum torneiro mecânico deixou cair uma mola algum dia, e vendo ela descer sozinha escadaria abaixo, tal qual uma minhoca muito louca, pensou “caralho, se eu pintar essa coisa de rosa isso dá brinquedo”?

[caption id="attachment_3387" align="aligncenter" width="180" caption="Rolo. Um ancestral das Molas Malucas."][/caption]

Desde aquela época tenho um pesadelo recorrente, estou descendo uma escadaria gigantesca, sem fim, e atrás de mim vem uma gangue de molas com mais cores do que minha retina é capaz de ver, descendo em minha direção.

Às vezes ainda acordo suado.

7 comentários:

  1. Pois é, Ochôa, muitas coisa não tem explicação, mesmo.
    Keanu Reeves se batesse de frente numa parede a 250 km/h, continuaria com a mesma cara (se bobeasse, nem desmancharia o cabelo).
    Walter Mercado conseguia ganhar dinheiro usando uma versão feminina do Tapete do Alladin como roupa e vendendo água de cheiro paraguaia...
    Isso não dá pra explicar mesmo...
    As molas malucas foram mais um modismo irritante (lembra das beiblaides?) que demorou a passar...
    E porque as pessoas perdem tempo com modismos?
    Isso sim, é um verdadeiro mistério...

    ResponderExcluir
  2. Existem mistérios inexplicáveis..........e injustificáveis.

    ResponderExcluir
  3. Oi Fábio, pois é rsrsr
    Muito bom o texto! O problema que só não concordo com uma coisa, a respeito do Keanu Reeves, que para mim, é mais mistério um libanês conseguir fazer sucesso em Hollywood que qualquer outra coisa,..., mas no filme "Caminhando nas Nuvens" ele está 10! Muito bom mesmo, o melhor papel dele. ´Já viu esse filme? De inexpressivo não tem nada. Claro, o roteiro é ótimo, mas não consigo achar ele ruim não, tem cara muito pior.
    Abração para vocês todos!

    ResponderExcluir
  4. Tem uma cena do Keanu Reeves, em um dos filmes do Matrix em que ele mostra uma expressividade incrível em meio a luta contra os dois milhões de Smiths. Impressionante a atuação dele. Quem sabe poderiam substituir os supracitados Smiths por molas malucas em uma próxima trilogia do Matrix, com a origem de Walter, explicando ao mundo o porque de milhares pessoas ainda acreditarem no Deus Mercado, aplicando milhões de dólares em papéis de estados falidos que não pagam suas dívidas publicas. Para mim, tudo isso é um grande mistério.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ana, valeu pelos elogios.
    Realmente, tem gente bem pior, mas todos estão nos filmes de ação.
    Vá que eles resolvam me cobrir de porrada....

    ResponderExcluir
  6. "Molas Malucas" é o tipo de brinquedo que me faz pensar: "Droga, como tem gente que consegue ganhar tão facilmente enquanto eu me acabo trabalhando pra ganhar uns trocados no final do mês?"

    É um mistério, sem dúvida!

    Walter Ligue Djá Mercado é um mistério mas ao mesmo tempo não é. Zoing? Pois: o cara fazia "previsões astrológicas" ou algo parecido. Mexia com a curiosidade do povo, então é um caminho para se dar bem. Taí o João Bidu e um monte de astrólogo picareta que não me deixam mentir. Isso não é mistério; o mistério é como ALGUÉM conseguia confiar num cara (?) que era um mix de Hebe Camargo + Marta Suplicy + Silvio Santos + Regina Duarte - sim, já viram a expressão dele tentando ser dramático? Não é a cara da coroa do Brasil?

    Mistério mesmo tem de sobra aqui na Bahia. Mas como já estou em cima da hora pra ir pro trabalho ( "Ufa, ainda bem, escapamos dessa!"), deixa pra uma outra vez.

    Abs!

    ResponderExcluir
  7. Pois é Jaime, desde que vi o "Cinderela Baiana" (juro, vi, não sei porque cometi isto comigo mesmo) a Bahia entrou no top five lugares do mal.
    Muito boa a comparação com a Regine Duarte, a única diferença é o cabelo!!!

    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...