segunda-feira, 30 de maio de 2011

Galaxy Rangers – Os cowboys siderais ciborgues

Por Jacques


A primeira vez que eu ouvi alguém falar “dna” foi assistindo a este singular desenho animado.


Tudo bem que eu não fazia a menor ideia do que o termo queria dizer, mas é o princípio que conta.


Galaxy Rangers passou na tv lá pela metade da década de 80 e contava as aventuras de um grupo de policiais espaciais do ano 2086 que pertenciam à B.E.T.A. (Bureau for Extra Terrestrial Affairs, espécie de agência criada para lidar com assuntos extra terrenos) e eram munidos de implantes ciborgues que lhes conferiam habilidades únicas.


Zachary Foxx era o mais velho (uma espécie de líder não oficial do grupo) e seu implante lhe permitia disparar uma rajada de energia de seu braço esquerdo artificial (ele havia perdido o braço em um ataque de criminosos espaciais, onde sua esposa, Lisa, foi capturada) de tempos em tempos.



Niko era a única mulher do grupo e seu implante lhe conferia habilidades telepáticas e sensitivas.


Shane Gooseman era aquele Ranger que todos queriam ser (era o bad boy do grupo), pois sua habilidade era a mais divertida; seu corpo podia assumir diversas formas diferentes, adaptando-se ao nível de ameaça do oponente.


Algo mais ou menos como um Ben 10 com um cérebro...


Doc Hartford era o tecnerd da equipe; seu implante lhe dava acesso a diferentes programas de computador em forma holográfica (semelhantes ao Cursor, do seriado Automan) que invadiam computadores e maquinário alheio para realizar diferentes funções (hoje isso é clichê, mas na década de 80, nem pensar).


O cenário das aventuras era uma mistura de Cyberpunk espacial com velho oeste.




[caption id="attachment_3628" align="alignleft" width="256" caption="Doc Hartford"][/caption]

O principal inimigo dos Rangers era a Rainha da Coroa, que pretendia governar o Universo inteiro e para isso se utilizava de pedras com capacidades psíquicas especiais (os psico-cristais) para escravizar a consciência de suas vítimas e torná-las seus servos (um psico-cristal ficava sobre o corpo da vítima e transferia a consciência dela para outro cristal, que gerava uma espécie de escravo avatar; para se libertar o escravo era necessário juntar os dois cristais).


A esposa de Zachary Foxx, Lisa, havia sido escravizada pela Rainha; eles conseguiram reaver seu corpo (conservado criogenicamente), que estava com um cristal incrustado nele (e sua remoção poderia matá-la), mas o outro psico-cristal estava na posse da vilã.


Resgatar esse cristal era a principal motivação dos Rangers, que, nas missões em campo, utilizavam cavalos robóticos que podiam alternar entre modo “quadrúpede” e modo “moto voadora”; cada cavalo obedecia somente a seu dono.


Além de abordar questões como transgenia e exploração e colonização de novos planetas (mas sem extinguir nenhuma espécie animal ou tribos inteiras, como é feito na Terra) os Rangers resolviam problemas cotidianos como naves abandonadas à deriva, caça a criminosos fugitivos, brigas por propriedade, avalanches e enchentes.




[caption id="attachment_3631" align="alignright" width="211" caption="Versão atualizada dos Rangers"][/caption]

Além da Rainha da Coroa, eles tinham como inimigos o misterioso criminoso transmorfo Espantalho; os Super Soldados, um grupo de criminosos (que Shane Gooseman originalmente integrava) que havia ganhado poderes pela exposição a um gás experimental, entre outros dominadores do Universo de fim de semana.


Cada planeta (com diferentes níveis de desenvolvimento tecnológico) sob a responsabilidade dos Rangers tinha suas leis e código de ética próprio, mas a autoridade dos policiais era superior a elas.


Ao contrário da maioria dos desenhos mais simplistas, superficiais e maniqueístas daquela época, Galaxy Rangers apostava na inteligência e perspicácia dos jovens espectadores para diverti-los de forma instigante.


Bom para quem assistiu.

14 comentários:

  1. Muito bem lembrado Jacques!
    Casualmente, eu e o Domênico estávamos falando sobre essa animação no último fim de semana. Aqui no Brasil acho que só passou uma temporada, num total de 65 episódios. Infelizmente, nunca achei episódios em boa qualidade, mas vou dar mais uma garimpada...
    Em tempo, fazendo uma pesquisa arqueológica nas nossa memórias televisivas, relembramos um desenho chamado Blackstar, alguém se anima?

    ResponderExcluir
  2. Este desenho passou no tempo das lições de moral no final do episódio do He-Man e da She-Ra, mas estava bem à frente deles.
    Eu lembro vagamente do Blackstar, Valim...
    O herói tinha um espada de cristal e uma amiga feiticeira que desabava depois de lançar o feitiço mais furreca.
    Até breve.

    ResponderExcluir
  3. Rapaz não lembro muito desse desenho não. O que me marcou nesse período foi Caverna do Dragão.......símbolo máximo de uma geração, em minha humilde opinião.

    Ele representa para a animação o que Os Goonies representa para a sessão da tarde. Símbolo máximo. Poesia juvenil.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. caramba, esse desenho era excelente, desde a premissa, dos aliens que entregam o sistema de propulsão para os terráqueos, até os personagens mais carismáticos do que os de outras animações da época. claro que na época o meu favorito era o Shane Gooseman, tinha boneco e tudo, rs. a qualidade da animação também era superior as demais.
    uma ótima animação e uma lembrança legal!
    abraço!

    ResponderExcluir
  5. Tinha o do xerife que tinha força de puma, num futuro bisonho, o Bravestarr. Ê desenterrando....

    ResponderExcluir
  6. Adoro Galaxy Rangers! ou fã da série, acho a animação excelente - era feita por japoneses, o que esperar? - e as histórias costumavam ser bem interessantes!
    Uma pequena correção: os Super Soldados não receberam poderes por respirar o tal gás. Eles receberam a 4º geração de implantes - os Galaxy Rangers Doc, Zack e Niko, além da esposa de Zack são a 5ª geração - e o gás que eles inalaram simplesmente os tornou malignos. Na verdade, o gás só "liberou" os caras de suas inibições éticas. Tanto que Blackstar, um dos Super Soldados, freqüentemente dava demonstrações de "bondade", salvando Gus mais de uma vez - ela tinha uma quedinha por ele, mas até aí, TODAS as personagens femininas da série tinham!

    Em tempo: No Youtube é possível assistir, senão todos, grande parte dos episódios da série. Em inglês, sem legendas.... Mas é um jeito. Considerando que achar a série pra baixar é um tanto difícil, é uma excelente saída...

    ResponderExcluir
  7. Sem dúvida, Caverna do Dragão marcou a infância de muita gente.
    Pena que repetiu tanto quanto aquele desenho antigo do Mickey, Donald e Pateta no trailer...
    Valeu.

    ResponderExcluir
  8. O preferido de TODO MUNDO era o Shane Gooseman, que era o Wolverine do grupo.
    Para a época, esse desenho era bem avançado e pouco usual.
    Sem dúvida, valeu a pena.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  9. Eu não sabia que os Supersoldados já tinham poderes; eu lembro deles enlouquecendo ao serem envolvidos pelo gás e um sujeito perguntando ao Shane porque ele não estava junto dos outros.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  10. Acabo de conseguir os 65 episódios. Cada um tem cerca de 175MB, num total de quase 12GB. Posso gravar para quem me conseguir 3DVDs e insistir, é claro, sou esquecido pra c...

    ResponderExcluir
  11. Olá Jacques,

    Primeiro, venho agradece-lo pela visita e contribuição ao 'O Teatro Da Vida'.

    Segunda, parabenizar seu blog, bastante diverso e com temas pouco balados mas muito interessante, como este, sobre desenhos animados.

    Convido-o, assim como todos os autores e leitores do seu blog, a nos visitar sempre que desejar!

    Abraços,

    Jonathan Pereira

    ResponderExcluir
  12. Eu é que agradeço o elogio, Jonathan.
    Vou visitar seu site e indicá-o sempre que possível.
    Apareça sempre.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  13. Caramba, eu assistia e adorava esse desenho. Realmente ele era bem diferente dos desenhos de super herois da epoca. Uma boa lembraça.

    ResponderExcluir
  14. Sem dúvida, Romanzeira, Galaxy Rangers conseguia unir ficção científica com diversão, sem cair na pieguice ou chatice, mesmo.
    Valeu a visita.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...