sexta-feira, 25 de março de 2011

Namor - O Príncipe Submarino

Por Rafael


 




[caption id="attachment_2718" align="alignright" width="114" caption="Namor com elefantíase no braço - por Michel Turner"][/caption]

Namor, o Príncipe Submarino foi criado na década de 30 por Bill Everett. Na Era de Ouro dos quadrinhos era um dos principais super-heróis, ao lado do Capitão América e o Tocha Humana original. Namor surgiu como inimigo, lutando contra o Tocha Humana, mas, quando os EUA entrou na II Guerra Mundial, ele virou um aliado contra Hitler, por conta de sua popularidade.


Eu curto muito o Namor e o Aquaman, não sei porque, já que tenho pânico de baleia e, por consequencia, de mar e banheiras. Não tomo banho em banheira nem que me paguem. Eu acabo de ler a série The Depths (me deu medo, mas li... Não apareceu baleia...). Ela conta a história de um grupo de pesquisadores que estão procurando Atlantis, de Platão, sem nenhum conhecimento do povo atlante.



 




[caption id="attachment_2721" align="alignleft" width="143" caption="Melhor versão de Namor, na minha opinião"][/caption]

A história mostra todo lado dos cientistas e, quando o Namor aparece, é como um alienígena. Ele não tá se sunguinha de escamas ou blusinha decotada preta. Ele tá pelado, é feio, tem dentes de serrinha e, ao invés de asinhas, os pés parecem nadadeiras. E ele não dialoga, mata.

Acho que é por isso que prefiro a Marvel que a DC. O Aquaman, coitado, só dá bola fora, é bastante inútil e satirizado. No próprio enfadonho crossover DC x Marvel ele, que é o Todo-Protetor da Natureza e dos Mares, inveja de qualquer ativista do Greenpeace, usa uma coitada duma baleia, que teve sua mente controlada pra derrotar Namor. Que protetor dos mares faria uma barbaridade dessas?!


 


 




[caption id="attachment_2722" align="aligncenter" width="400" caption="Baleio: "juro querida! Tava voltando do trabalho, quando acordei fora d'água, em cima de um homem!" Baleia: "Sei, sei...""][/caption]

Namor também tem suas falhas e uns detalhes que não gosto, como as próprias asinhas nos pés. Não precisava, né? O cara vive na água! Então que tivesse umas nadadeiras de pinguim. Enfim, são elas que o fazem voar. Num encadernado que tenho, ele briga com o Carnificina, que arranca as asinhas dele e ele tem que ir a pé pra casa. Se não fosse a Sue a dar uma carona na nave do Richards, ele ía cansar andando.


 




[caption id="attachment_2724" align="aligncenter" width="477" caption="Namor como é na vida real"][/caption]

Aliás, esse é outro poder dele: fascinar mulheres. Deve ser o cheiro a peixe, sei lá. Enquanto o Dr. Fantástico cuida de suas pesquisas, alguém tem que dar uma atenção pra pobre Sue.


O Namor é a versão estadosunidenses da mitologia grega. Ambas as culturas são patriarcais, mas enquanto na Grécia muios deuses ( a maioria homens) tinham casos extraconjugais com humanas (às vezes até forçadamente), na versão estadosunidense é uma mulher, superpoderosa, rainha de toda uma nação de suerpoderosos que sucumbe aos encantos de um marinheiro norte americano (deve ser o cheiro a peixe).


 

41 comentários:

  1. O Aquaman está bem mais interessante atualmente, finalmente se deram conta que uma pessoa que resiste e mergulha tão facilmente nas profundidades em que ele vive teria que ser extremamente forte e resistente.

    O Namor por outro lado é uma mutante, quer dizer, todos os atlantes da Marvel são mutantes que nem os X-Man, mas ele é mais mutado ainda, por isso as assinhas saidas de lugar algum!!

    ResponderExcluir
  2. olha esse aquaman que canalha, rs.
    gosto bastante dos dois personagens, embora muitos questionem o peso do aquaman nas hqs. Acho que o personagem poderia ter uma abordagem mais parecida com sua versão fanfarrona de Batman "the brave and the bold".
    Sobre o namor, gosto do personagem, principalmente pela arrogância inata que ele demonstra. Mas apesar de saber desde sempre que ele é mutante, ainda estranho ele nos x-men.

    ResponderExcluir
  3. Namor é um grande personagem!
    Aquela tanguinha pode parecer ridícula, mas penso nela como uma maneira de não chocar os "superficiais" mas do que qualquer outra coisa. O uniformezinho preto, sim, é uma tosquice...
    Eu recentemente lí duas obras diametralmente opostas com o Namor: The dephs, que é uma versão muito interessante do personagem, mas pouco aproveitável para revistas de linha, e uma edição especial dos Defensores, em que eles enfrentam Dormammu e Umar em uma história absolutamente hilária!

    Namor é um personagem muito mal aproveitado, que, acredito, teria potencial para se tornar tão popular quanto Thor se tivesse roteiristas competentes.

    ResponderExcluir
  4. Sub-Mariner: The Depths é essa HQ que falei. A arte é de Esad Ribic e a história de Peter Milligan. Foi lançada em 2008 nos states. Muito boa mesmo.

    Concordo que é um personagem mal aproveitado.

    ResponderExcluir
  5. Fiquei muito a fim de ler The Depth, achei interessantíssima a história.

    Curiosidade aleatória: Namor foi pensado, originalmente, como uma série de cinema, devido à impossibilidade técnica de fazer "son of atlantis" (sobre o romance impossível de uma humana e um atlante, cujo resultado é o orelhudo de sunga que conhecemos), ele teve que se contentar em ser uma hq mesmo.

    Soube que agora o Aquaman tem um novo poder: comandar peixes mortos. Útil, não? Deve tocar o maior terror em Rio Grande.

    Há muito tempo o Augusto tinha uma ideia para uma história do Aquaman, se passaria em um baleeiro quase afundado e perdido, a tripulação morrendo e Aquaman seria uma lenda, uma aparição do mar. Achei o clima e a idéia fantástica, pena que ele não levou adiante.

    ResponderExcluir
  6. Eu sou da teoria que roteirista bom consegue salvar até personagem falido.
    Vou ver se consigo encointrar essa hq.
    O Peter Miligan é muito bom, escreveu o Homem Animal depois da saída do Morrison e Skreemer, que é ótima.

    ResponderExcluir
  7. Para mim o grande gibi dele é a X-Force do Michael Allred. Ô gibizinho bem subversivo e legal.

    ResponderExcluir
  8. Eu já li HQs em que o Namor dá uma surrah no Coisa do Quarteto Fantástico, teve um episódio também que numa luta contra o Hulk os dois batem cabeça e o Namor cai na água e recobra os sentidos, o Hulk desmaia e se transforma no Bruce Banner. O Príncipe Submarino era mais poderoso antes, hoje a força dele se equipara à do Homem de Ferro.

    ResponderExcluir
  9. O que mais gosto nesse blog é como alguns autores se julgam superiores, quando na verdade só falam asneiras e comentários senso-comum. Não é à toa que fazem parte de um cenário ridicularizado já há tempos em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  10. Evoluam rapazes, hoje em dia ninguém quer saber a opinião de vocês. Muito menos curiosidades forçadas retiradas de algum almanaque ensebado das wizards ou heróis da tv. O mundo dos blogs e do entretenimento ou é pessoal ou é informativo e o de vocês não é nem uma coisa nem outra. Essa história de facção nerd, pseudo-cult, desenhos ou artistas que gosto... totalmente cliché isso. Sem contar que tem um tal de Domênico nesse site que nem escrever sabe, deve ter uns 9 anos e já postando em blogs. Volto nunca mais por essas bandas, falou.

    ResponderExcluir
  11. Se não te interessasse, não terias lido e te prestado a escrever, certo pseudo-não-nerd? Se essa história de desenhos e artistas e tudo mais que escrevemos aqui não te interessa, não precisas ficar visitando quase diariamente. A Internet é enorme, tem outros sites por aí. Recomendo 2: google.com e disney.com. Diversão garantida.

    Interessante a tua classificação dos blogs: pessoal ou informativo! Muito bem pesquisado! Descobriste a Internet esse mês? Se o nosso não se encaixa no que é "padrão", melhor pra nós! Francamente, foi bobagem isso, né? Concordas comigo?

    Sobre o Domênico, só lamento teu comentário ciumento. Não és o 1º a demonstrar a infantilidade de uma criança de 9 anos numa crítica infundada e ridícula. Geralmente as pessoas adultas comentam para acrescentar e, se não gostam, não repetem o que não gostaram. Diferente de ti que, pelo IP, visitas com frequência nosso blog. Porque não procura outro hobby não-nerd, como tomar cerveja num posto de gasolina ouvindo funk? Talvez seja mais divertido que ler dados sobre o Namor, tirados de um almanaque ensebado.

    PS.: Sobre não saber escrever, é feio criticar e errar na crítica. Faltam vírgulas na tua frase, logo...

    ResponderExcluir
  12. O que mais gosto nesse blog e que quem vem critcar sem fundamento nenhum, se esconde atrás de um pseudônimo e um e-mail falso, se achando mais superior aos autores superiores hehehe. Garanto que fazes parte do mesmo cenário que aqui criticas, certo "Zorak"? (Putz, Zorak! Por favor!)

    ResponderExcluir
  13. Realmente, varia muito no decorrer do tempo e depnde muito do autor. O mesmo personagem que bate no Hulk e no Coisa faz lutas de igual para igual com o Tocha-Humana.

    ResponderExcluir
  14. É curioso, todos aqui estão estabelecidos em seus empregos, pagam suas contas, adquirem coisas, constituem família, se encontram quinzenalmente para falar bobagens, como amigos fazem e quando dá na telha mantém um blog descompromissado falando sobre as coisas que gostam. "Evoluam rapazes" diz o...hã... Zorak, então tá, né?

    Ah, sim, este mesmo blog descompromissado, sem nenhum tipo de propaganda é acessado por uma média de 250 a 300 pessoas por dia, nada mal, né? Vejam só, parece que tem gente querendo sim saber nossa opinião.

    Então, hã... Zorak, na próxima vez que ver um post de autores tão arrogantes, seja maduro, seja superior, não faça um email falso com um pseudônimo ridículo, não perca tempo, ele é precioso.
    Apenas procure outro blog. O mundo é vasto, o Google também, você vai achar algum que lhe agrade.
    Seja feliz homem, vai, você consegue.

    ResponderExcluir
  15. É feio critícar a crítica e não saber que nunca vai vígula depois do E. Mas não acesso sempre com o mesmo ip querido. E quanto ao segundo comentário, se tu paga as tuas contas, parabéns. Eu pago as minhas também, tenho família. Acesso quantas vezes quiser e comento quantas vezes quiser. E quanto ao IP, desculpa, mas não tem fundamento... lammer tentando fazer bullying passando por hacker com os dados do google analytics... lamentável.

    ResponderExcluir
  16. 201.40.141.190 Aí está meu ip, caso te ajude.

    ResponderExcluir
  17. Para finalizar, não conheço ninguém aqui e nem tenho o intuito disso. O quê fazem fora do blog, definitivamente não me interessa. Nâo entrosa, não sou seu amigo, nem quero ser. Saber escrever vai além da técnica, SR. Rafael. Não se trata disso, fala-se do massacre de informação, com comentários grosseiros e sem embasamento nenhum. Quanto a técnica tem corretores, dicionários e gramáticas para isso. Qualquer pessoa com acesso e paciência para isso, pode faze-lo. Da mesma forma que eu, todos aqui e sem exceções.

    ResponderExcluir
  18. Também não quero ser teu amigo, Zorak. Não te impresto meus Playmobil

    ResponderExcluir
  19. Quando chegares na 8a série vais ver que se usa virgula sempre que intercalar uma subordinada completiva a uma oração subordinante, que pode ser infinitiva, independentemente de ser depois do "e". Ninguém tá te impedindo de comentar ou acessar, Zorak. Chama o Space Ghost, o Moltar, Brack e o Blip.

    ResponderExcluir
  20. E tu fazes todo esse discurso pra escrever "impresto"? Lindo, já falei pra ti que não é a técnica que faz o homem um ser especial e sim a criatividade. Apenas, manifestei minha ojeriza a comentários tão preconceituosos e argumentos de criança. Nada mais.

    ResponderExcluir
  21. Mas cidadão, se acha este blog tão arrogante, imbecil, senso-comum, ridículo, desinteressante, clichê e equivocado, que diabos tu faz aqui ainda??? Essa é a pergunta que não quer calar.
    Porque tanto ódio neste coraçãozinho de gafanhoto? Dê uma volta, pense no lado bom da vida, as pessoas são bacanas, sim, eu juro, olhai os lírios do campo.

    Não deixe o ódio lhe consumir, Zorak. Apanhe uma floe e estenda a mão em amizade.
    Se não a nós, pelo menos ao Space Ghost.

    ResponderExcluir
  22. Nós também não queremos ser seus amigos.
    Vá que o Space Ghost resolva encrencar com a gente.

    ResponderExcluir
  23. Po... o cara não entende nem uma piada. É mais infantil que aparenta ser. É um aprendiz de troll. Galera, não deem bola. O blog é show!!!

    ResponderExcluir
  24. Que técnica seria essa, amigo? seria a que vc ta usando aí? A técnica do que não tem op que fazer? A técnica mais batida da net de trolagem gratuita. Tá sobrando tempo nesse corpo! Vai encher a cara num posto

    ResponderExcluir
  25. Sou técnico em TI e entendo um pouco de Internet. O IP muda a cada conexão, mas ele identifica sim o usuário. O Wordpress consegue reunir conexões do mesmo usuário e listar todas suas vizitas. Isso vido do mesmo assinante de internet.

    ResponderExcluir
  26. Anderson, troféu analfabetismo "pego o bonde andando" para ti. Eis que surge mais um. Nâo queimei todos, aliás quando o Rafael falou pq acesso o blog, respondo: Os Posts do Jacques são os únicos que valem a pena. Uma alma inteligent, culta e que não sai ofendendo ninguém como o Sr. Domênico que o Rafa e o tal de Fábio Uchoa cheio de dedos, defenderam. É a opinião deles. Essa é a minha. Aparenta? 20 linhas falam tanto assim sobre mim? O que tu és psicólogo, professora do jardim de infância que analisa alunos pelas suas redações?

    ResponderExcluir
  27. Esse é um comentário típico de incentivo. Keep burnin' my friend. A tristeza acabou, Anderson chegou.

    ResponderExcluir
  28. Depois eu te "Vizito" então, smart ass.

    ResponderExcluir
  29. Esta noite o Jacques não dorme sozinho.

    ResponderExcluir
  30. Tava demorando pra baixar o nível...

    ResponderExcluir
  31. Obviamente o Sr. Uchoa e suas piadinhas preconceituosas..
    Ofensas de sexualidade são atitudes criminosas, seja feliz homem vc consegue e sem ofender nenhuma minoria.

    ResponderExcluir
  32. Ah, Rafa... quer dizer que quando te falam algo que não gosta tu apaga e corrige pra aparecer esperto, quem tem nove anos? "O blogue é meu e eu apago o que eu quiser" Congratz Fera. Jóinha pra vc. Só posso é rir.

    ResponderExcluir
  33. Mas ficou claro o teu interesse de dividir os aposentos com o Jacques... Falou o Sr. Da moral e cívica de umas respostas atrás.

    ResponderExcluir
  34. Sabe como é né, argumento a gente usa com quem vale a pena.

    ResponderExcluir
  35. Eui já nem sei do que esse cara tá falando... mas já teve seus dias de fama e parece que gostou. O cara que não curte o blog e entra manhã, tarde e noite! Entra mais que eu! O Jax disse tudo: tu perdeste a razão no momento que nos ofendeu. Discordar é uma coisa, bancar o estúpido é outra. Tens teu blog, cuida dele, deixa a gente em paz. Eu gosto de ver que quando a pessoa escreve demais, se entrega. Sério, essa discussão é coisa de quem tem 22 anos e curte Pokemón, certo "Sr." Zorak? O "Rafa" aqui não está chegando perto de desvendar toda essa ira? "Aparenta"? Aparenta é uma expressão beeem peculiar. Conheço pouquíssimas pessoas que a usam, bem como chamar os outros de "sr.", ou me chamar de "Rafa". Podes inventar o que quiser, mas eu sei o que fizeste verão passado.

    ResponderExcluir
  36. É verdade, isso justifica o Holocausto e tantos outros massacres. Explica a eugenia também. Parabéns, Sr Uchoa pela grande dinâmica do pêndulo argumentativo.

    ResponderExcluir
  37. É verdade Rafa. Será mesmo? Minha identidade é mais importante do que eu penso. E ofensa é diferente de crítica. Em nenhum momento utilizei palavras de baixo calão, ofensivas ou pessoais. Fora o Domênico que realmente é preconceituoso. Não disse nada demais, independente do fato de eu ter 22, 2, 222 estar na oitava série ou ter fama, blog ou não. E quanto a identidade, se me chamo Zorak, Namor ou qualquer outro nome, mantenho fiéis meus ideais mesmo sobre a égide de um heterônimo. Realmente pior são aqueles com identidade públicas que se expõe ao vexame e a tão famosa dupla-personalidade (ou falta de personalidade e caráter, como preferir) e isso não foi uma indireta pra ti Sr. Rafael. Ataca minhas idéias, não ataca a mim levianamente.

    ResponderExcluir
  38. É verdade, se tu fosse tão paz e amor não responderia com tanta raiva e repúdio...
    Deve ser por isso que tu és careca e eu tenho cabelo.

    ResponderExcluir
  39. Ok, senhores. Quero parabenizar o Jacques, alguns posts do Rafa e alguns do Uchoa ali revoltadinho, pagando de bom moço. Só peço que digam pro Domênico maneirar no linguajar dele, especialmente com as ofensas a algumas facções que compravam inclusive na tua loja Rafa. Pessoas que gostam muito de ti e do resto do pessoal. Mas sossegado. Acho que me passei também. Mas, quem gosta de levar desaforo quieto é mulher de malandro.

    ResponderExcluir
  40. Revoltadinho pagando de bom moço. Então tá, né?

    ResponderExcluir
  41. Minha nossa!

    Passo uma semaninha trabalhando um pouco mais, e quando entro na internet eu me vejo atacado?!

    Que passa? Quem foi que eu ofendi dessa vez?!? O sujeito não pode mais ter opinião sem que alguém apareça pra dizer que isso é preconceito?

    só queria saber quem foi que eu ofendi! Ok, eu ofendo muita gente - ser honesto e direto tem desses problemas... - mas eu não falei mal de ninguém dessa vez! Nem das sereias, nem dos tritões ou outros seres marinhos! Será que gostar do Namor e do Aquaman é ser preconceitusoso com gente de terra firme? Ô Zorak, me dá uma pista de que facção criminosa que eu ofendi e que tu faz parte, porque eu tou boiando mais do que os peixes mortos com os quais o Aquaman agora pode conversar!

    (putz, eu já posto pouco, e ainda assim tem gente pra me criticar? Acho que vou desistir de ser blogueiro, mesmo....)



    ...



    (pensando bem, não vou não! )

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...