segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um nerd no Zona Sul MTB 2011

Por Fábio

Após um período de férias estou voltando ao blog e para começar mais um artigo sobre esporte e aventura.

No dia 20 de fevereiro, em uma manhã muito quente e abafada, o campeonato Zona Sul MTB 2011 teve início, com sua primeira etapa sendo realizada no município de Cristal.

Esclarecendo para quem não entende de ciclismo, MTB se refere à mountain bike.

Foi minha primeira participação em um evento de ciclismo, portanto me inscrevi na categoria Estreante, o que faz muito sentido, ao contrário de alguns atletas experientes que correm nessa mesma categoria há anos, atrapalhando assim os resultados dos verdadeiros iniciantes.

O percurso teve um começo um pouco mais plano, porém a predominância foi de subidas, com algumas descidas bastante rápidas e emocionantes, o cascalho solto tornou vários desses declives um tanto perigosos, mas nada excessivo. Os últimos quilômetros da corrida foram pelo mesmo trecho de terreno do início, entretanto o vento contra castigou bastante os atletas nessa parte.

Boa parte do circuito foi igual para todos, mas dependendo da categoria do atleta ele teve que seguir por um entre três trechos diferentes, pois as distâncias totais variavam, alguns tiveram que cumprir 30 km, outros 50 km e outros 70 km.

Participei do evento como parte da Equipe Guará de Ciclismo, dos quatros corredores da equipe participando da etapa Cristal, dois subiram ao pódio. Na categoria feminina (30 km) a atleta Martha Rovere tirou segundo lugar, chegando logo após a primeira e tendo caído durante a prova. O corredor Rudinei Dorneles da categoria Sub-23 (70 km) também ficou em segundo, mesmo tendo quase desmaiado, o que lhe obrigou a parar três vezes para pegar água e uma vez para conseguir comida.

Já o competidor Hélio Brettas da categoria Estreante (50 km) concluiu a prova em décimo quinto e pontuou para a equipe, apesar de ter sido acometido por severas câimbras durante grande parte do trajeto.

De minha parte (Fábio Dias) cumpri minha missão, que era participar e acumular mais alguns pontos para a equipe, na verdade considerando que só comecei a praticar mountain bike em dezembro do ano passado, fiquei bastante satisfeito com meu desempenho. Não só consegui concluir a prova sem descer da bicicleta, o que por si só já foi uma conquista para mim, como para minha surpresa ainda não fui o ultimo colocado! Cheguei em décimo terceiro de vinte e quatro participantes na categoria Estreante.

Falando um pouco sobre minha experiência na competição posso dizer que não foi nada fácil, era subida que não acabava mais e poucas descidas para compensar. O calor estava muito forte, seguei minhas duas caramanholas de água bem antes do final e isso que fui economizando o máximo possível. Mas após agonizar bastante nos quilômetros iniciais entrei em steady state e mantive um bom ritmo pelo resto do caminho, apenas o vento contra do final me fez reduzir o passo.

A corrida passou por belas paisagens, nos morros de Cristal (a cidade, não o mineral) e foi muito emocionante, mas nem tudo é perfeito e naturalmente houveram alguns pontos negativos.

Entre os incidentes ocorridos posso citar a queda de um atleta que estava próximo a mim em uma ladeira cheia de cascalho solto, felizmente ele não se machucou, entretanto se tivesse sido grave ia demorar bastante até chegar ajuda médica; sem querer passei com a bike sobre o rabo de uma cobra, que com toda a razão ficou muito brava com isso, mas felizmente errou feio o bote; a organização da prova não me ofereceu água extra durante o percurso, embora outros atletas tenham recebido; um grande número de atletas sem consideração jogando lixo por onde passavam e alguns trapaceiros que não citarei por infelizmente não ter provas.

Concluindo posso dizer com toda certeza que mesmo com os pontos negativos foi uma ótima experiência e que minha equipe pretende continuar participando de todas as etapas deste e de outros campeonatos que forem possíveis, entretanto sendo realista existem grandes dificuldades financeiras envolvidas (transporte de atletas e equipamento, taxas de inscrições, etc.), portanto ofertas de patrocínio são sempre bem vindas.

Para a etapa de Cristal a Equipe Guará de Ciclismo recebeu o apoio das seguintes empresas: Fazenda Davies Kraft, Lapacit, Macedo Bikes e Nobre Bicicletas.


Por hoje é só pessoal, o próximo post eu prometo que será bem mais nerd.

2 comentários:

  1. Como é que tu estás participando disso e nem nos diz nada?! É bom ver que (alguns) nerds também fazem exercício. Quando vi o mapa com a rota me deu cãibra nas 2 panturrilhas. Cãibra preventiva, uma coisa que meu cérebro desenvolveu para caso eu pense em me exercitar...(por falar nisso, escrever cãibra é muito esquisito)

    ResponderExcluir
  2. hauhauhauhauahuhau, alguns nerds tavam sabendo já, mas esqueci de contar para a geral no ultimo encontro XD

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...