sábado, 18 de dezembro de 2010

Garfield – O gato mais engraçado do mundo

Por Jacques


Criado em 1978 pelo cartunista Jim Davis, Garfield conquistou uma legião de fãs mundo afora de forma bem simples: mostrando aos humanos o lado engraçado de seus defeitos.


E ele faz isso sendo comilão, egocêntrico, medroso, invejoso, cínico, indiferente, preguiçoso, manipulador, esnobe e mal humorado.


Com características assim, é quase impossível não gostar dele.


Garfield mora com seu dono, o eterno solteiro Jon Archbuckle (na verdade, Garfield é o dono dele) e o cão descerebrado Odie, inescapável vítima de suas brincadeiras de mau gosto.



 


Entre as coisas que ele mais detesta temos as segundas-feiras, aranhas, a veterinária Liz (paquera fracassada de Jon), a inexplicável mania de Jon de fazer exercícios físicos e seu vizinho, o insuportável Nermal, um gatinho que tem a audácia de ser mais fofo que Garfield e não o deixa esquecer-se disso.


Seu amigo inseparável é o ursinho de pelúcia Pooky, que o compreende inteiramente, nunca o critica e o protege em noites de tempestade.


Os amores de sua vida são sua namorada Arlene e, é claro, a lasanha, considerada por Garfield o manjar divino, enviado aos mortais pelos deuses como prova de sua existência.



As singulares manias de Garfield incluem destruir e devorar as samambaias de Jon, ficar preso em cima de árvores por não saber como descer, contar piadas em cima da cerca (e ser atingido por objetos variados por causa disso) e passar muito tempo imerso em autopiedade.


Ele também costuma sabotar os encontros amorosos de Jon, pois, como ele mesmo disse certa vez: “Namoros levam a casamentos. Casamentos trazem filhos. E você sabe o que as crianças fazem com os gatos?”


No que diz respeito aos ratos, Garfield (que considera o ato de comê-los nojento e ultrajante) mantém com eles uma espécie de “coexistência pacífica não declarada”: eles não dão na vista e Garfield não os perturba.



O humor presente nas tiras e desenhos animados deste adorável personagem é um humor inteligente, bem sacado e criativo, tendo como principal alvo os (maus) costumes e a falta de noção do adulto médio norte americano.


Já em filme, Garfield demonstrou ser como Os Simpsons em hq: não funciona.


Aqui no Brasil, além dos jornais, suas tiras já foram publicadas pelas Editoras? Cedibra, Abril Jovem e L&PM Pocket.


Garfield atua como uma espécie de observador e crítico da condição humana, questionando os hábitos, manias e incongruências do comportamento humano.



E ele mostra isso somando humor universal e atemporal à sua personalidade.


E sim, ele também possui boas qualidades.


Mas elas não são engraçadas. 

7 comentários:

  1. O Garfield é muito cretino XD
    Muito engraçado mesmo, mas li poucas histórias dele.

    ResponderExcluir
  2. Ele não é cretino, apenas incompreendido.
    Afinal, ele é um gato num mundo de humanos, o que não é nada fácil.

    ResponderExcluir
  3. tem uma tira que gosto muito do garfield, em que a namorada de john reclama da sujeira do fogão. john diz que nunca o limpou, porque na caixa diz que ele é auto-limpante. a tira termina com o Garfield dizendo "somos solteirões, baby". me identifiquei, rsrs.

    ResponderExcluir
  4. He, he,he...
    Muito bom...
    O Garfield é bizarramente e insensivelmente engraçado.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  5. eu amei haa me ligam gatinhos meu telefone e 35932299 ta e eu quero fezer sexo com vc ta bjs na boca gatos meus escravos do sexo. bjs na buseta

    ResponderExcluir
  6. [...] também podem dar uma de Garfield e se esfregarem no dono para secarem seus narizes úmidos. Ou pode ser apenas carinho, [...]

    ResponderExcluir
  7. [...] de neotenização; basta lembrarmo-nos de com eram o Mickey, Pernalonga, Pica-Pau, Popeye, Garfield e os Simpsons. A neotenização de Mickey através dos [...]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...