quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Artes Marciais Nerds

O que chamo de artes marciais nerds são aquelas preferidas pelos ditos cujos. Sim nós gostamos de artes marciais, alguns de nós até mesmo as praticam!

Sim!

Nerds praticam esportes, não todos eles, mas muitos sim. O estereótipo americano do nerd sedentário, gordo e com rabo de cavalo não se aplica aos brasileiros, claro que sempre têm alguns, mas são exceções, a maioria é bem diversa.

Algumas artes marciais são as preferidas entre os nerds que se interessam em praticar esportes, são elas o Ninjutsu, o Kung-Fu e o Aikido, nessa ordem.

O Ninjutsu é bem óbvio, quem além de um nerd iria procurar um dojo disso? Sério! Que tipo de pessoa realmente tentaria ser um ninja?

Inclusive o motivo de o Ninjutsu ser pouco difundido deve ser a decepção que a maioria das pessoas que a procuram devem sentir ao descobrir que não vão ganhar super poderes místicos, nem ser pagos para matar pessoas.

O Kung-Fu graças a todos os filmes de luta chineses e aqueles que se inspiram neles como Kill Bill, também é muito popular entre os nerds e muito mais acessível, sendo oferecido em muitas academias por ai.

Além disso, existem muitos estilos diferentes de Kung-Fu, portanto ele pode agradar uma grande variedade de nerds. Existem estilos cheios de firulas como as mostradas nos filmes, outros são bem mais simples e diretos, mais parecidos com o kickboxing e outros baseados em projeções e chaves articulares.

Por fim temos o Aikido, a escolha preferida daqueles que querem tentar virar Jedis. Acreditem ou não, tem gente que realmente acredita que num passe de mágica o Aikido vai torná-los capazes de derrotar facilmente um oponente maior, mais experiente, mais forte e mais rápido! Claro que se você passar vinte anos treinando Aikido arduamente vai se tornar um demônio intocável, quebrador de braços e cabeças, mas poucos tem essa determinação.

Quem achou o comentário sobre Jedis exagerado deveria procurar por vídeos de Morihei Ueshiba o fundador do Aikido, ao menos no vídeo abaixo o velhinho derruba oponentes sem tocá-los, apenas usando a Força, ou melhor o Ki.


15 comentários:

  1. Eu pratiquei caratê, mas joguei muito futebol (o que foge à regra nerd), mas eu sempre fui beeem ruim de bola (o que me tras de volta). Esse Ueshiba me deu medo! Pior é que ele nem é um Jedi, mas um Sith! No primeiro golpe ele lança um Force Storm (os famosos raios, só que invisíveis) nos dois coitados que estavam sentados, sem fazer nada... Garando que eles conversaram durante a aul a dele.

    ResponderExcluir
  2. Também pratiquei caratê por muitos anos - e tenho até vídeos (VHS!) pra provar! - e teria continuado se não fosse um problema financeiro que me fez perder essa regalia... É a vida.
    (eu jogava basquete e vôlei, muuuito mal, mas nunca gostei de futebol, então nunca joguei, que me lembre)
    Esse vídeo aí é mais um desses "olhe como nossos mestres são mais fodas que os outros!"
    Bota esse velhinho aí dentro do octógono com qualquer mané do UFC e ele vai abanar feito um pato pela última vez!

    ResponderExcluir
  3. Eu já pratiquei algumas artes marciais e musculação, mas pouco tempo cada, sempre faltava grana, o que treinei um pouco mais foram o karate e o aikido. Também gosto de esportes de aventura.

    Os poderes Jedi dele podem ter origem em reflexo condicionado, os alunos apanharam do Ueshiba, por tanto tempo, que depois era só ele olhar para os coitados que eles desmaiavam! Hauhauahuauahauhauhauhauha

    Sobre o Ueshiba no octógono, talvez ele não se saísse tão mal Domênico, a filosofia do aikido afirma que não há regras, o velho provavelmente ia puxar uma faca ou espada para tentar carnear o outro lutador XD Sério aquela gente é louca.

    Mas se pensando bem ele nem ia precisar usar armas, se ele fosse lutar no UFC ia ser algum tipo de morto-vivo e ninguém ia ter coragem de arriscar o próprio pescoço ou cérebro chegando perto dele.

    ResponderExcluir
  4. Bom eu pratico Karate a algum tempo e só o cara mais nerd da minha escola!!!hehehehe

    ResponderExcluir
  5. Eu joguei futebol (uns 3 a 4 anos), mas nunca fui muito bom, joguei handebol (mais uns 2 ou 3 anos), e era pior ainda.
    E, como muitos aqui, fui até o Karatê. Ok, fiquei até com vergonha de dizer que pratiquei, pois daria pra contar nos dedos de uma mão só quantas vezes eu fui. Daria, se eu lembrasse...
    Como todo nerd gordo, eu me restrinjo ao futebol e ao automobilismo... no videogame/PC

    ResponderExcluir
  6. foi mal, preciso comentar, você é um imbecil.

    vai enfiar os estereótipos no olho do seu cu gordo. pessoas de mente tão restringida assim deviam ser proibidas de expor opinião em meios públicos.

    ResponderExcluir
  7. Todos têm direito a uma opinião, tanto que aceitamos mesmo o seu comentário muito bem embasado, redigido e educado. Mesmo você sendo um exemplo perfeito das pessoas a que se referiu.

    Mas devo avisar que ficar por ai espiando o c* das pessoas sem elas saberem além de crime é também muito patético, melhor parar com isso antes que ti peguem em flagrante.

    ResponderExcluir
  8. Somente um anencéfalo pra falar que a visão do Fábio é restringida. Um mentecapto que não entendeu o contexto do blog inteiro é passível de um comentário assim. Esse tipo de apalermado aparece hora e outra por aqui. É interessante o número de pessoas néscias, pacóvias e estúpidas que não conseguem ter um raciocínio lógico o suficiente para opinar.

    ResponderExcluir
  9. Sei lá. Muita mítica sobre aikidô, ninjitsu, kung-fu e essas artes marciais "superiores", mas quando eu assisto UFC é que sinto que arte marcial forte mesmo é muay thay (sei lá como se escreve isso...) karatê e rapkido. Os outros podem até ser bonitos, mas se fossem realmente fortes, tinham representantes no UFC.

    E, pombas, Fábio! Não pode faca no octógono! Tá doido, meu? Até vale-tudo tem regra! :P

    ResponderExcluir
  10. O povo chama de troll pra encurtar... :P

    Um representante típico da raça, temos aí!

    ResponderExcluir
  11. Exato, muita mística mesmo, esse é o ponto, por isso a brincadeira relacionando elas aos nerds :D

    Na prática a coisa se complica realmente.

    ResponderExcluir
  12. Ok, eu fui idiota mesmo, concordo.

    Vou tentar redigir sem pedantismo* e sem ser idiota dessa vez.

    As três artes marciais que você citou são fantásticas do ponto de vista filosófico, histórico e técnico. Cada uma tem sua especialidade e o ninjutsu e kung fu são artes milenares (koryu). Eu, por exemplo, pratico Ninjutsu.

    O que me indignou (e eu peço desculpas) foi o jeito com que você falou delas, tenho a impressão de que nunca praticou nenhuma, certo?

    Outro ponto é que você fala de "nerds" como se fossem um grupo, como se os gostos de uma pessoa definissem sua personalidade, ou até mais, sua escolha por arte marcial - algo completamente fora de contexto e subjetivo. Como você está expondo sua opinião e "formando" opiniões também, creio que você tem que ter mais cuidado com o que redigi. A sociedade ainda não se tornou um mar de rótulos onde cada pessoa anda com um 'QUEM SOU EU - nerd, patricinha, playboy, etc' tatuado na testa, e espero que nunca se torne.

    Existem pessoas medíocres e fracas de pensamento que admitem os rótulos e os vestem, mas você não é uma delas (espero).

    Mais uma vez, peço desculpas, pois fui mal educado. Prezo pela boa discussão de opiniões e visões, embora tenha me exaltado.

    Vou favoritar e espero ler sua resposta, se possível. Obrigado!

    ResponderExcluir
  13. Errata: Koryu serve para artes marciais japonesas. No caso, kung-fu é chinês.

    ResponderExcluir
  14. Certo, tudo bem.

    Indo direto ao ponto, a forma como tratei do assunto se deve a este ser um post de humor.

    Treinei as três artes marciais, o ninjutsu por dois meses (o dojo mudou de cidade), o kung-fu por algumas poucas aulas (só queria conhecer como era na prática) e o aikido por três anos.

    Tenho amigos que treinaram kung-fu por anos, outros com quase uma década no aikido, também conheço gente que treinou outras lutas. Estudei o assunto (artes marciais/lutas) de uma forma mais geral na faculdade.

    Sei que as três que citei no artigo são ótimas e tem muita bagagem, mas repito que é um texto de humor.

    Inclusive se fosse um texto sério teria sido muito mais crítico em relação às modalidades comentadas, pois muitas das alegações que elas e muitas outras artes marciais “antigas” fazem em relação às próprias origens são altamente discutíveis do ponto de vista histórico.

    Quanto aos estereótipos, o Fantástico Cenário embora apresente material bastante variado possui como foco o “mundo nerd” e acreditamos que nossos leitores têm interesse nesse tema.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado!

    Eu é que entendi errado mesmo, vim ao blog por meio do google e não sabia do contexto humorístico. Enfim, eu estava errado.

    Peço desculpas pela discussão.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...