quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Super-Heróis da Disney

Por Fábio

No universo das histórias em quadrinho da Disney existem vários super-heróis, nesse artigo vou apresentar sucintamente esses personagens, em outras ocasiões pretendo escrever artigos maiores esses heróis, alguns talvez ganhem posts exclusivos.


Uma coisa importante a se considerar é que muitos super-heróis que não constam nesse texto surgiram nos quadrinhos Disney, mas a maioria só apareceu uma vez e depois foram esquecidos, então vamos deixá-los assim.

Existem dois grupos de super-heróis da Disney a se comentar, o antigo Clube dos Heróis uma criação brasileira e o atual Ultra-Heróis de origem italiana, eles possuem quatro heróis em comum, são eles o Morcego Vermelho, a Superpata, o Superpateta e o Superpato.

Sem mais delongas vamos aos heróis super poderosos:

Borboleta Púrpura

Alter-ego de Glória, namorada do Peninha. É uma personagem criada no Brasil que usa equipamentos equivalentes ao do Morcego Vermelho, mas com tema de borboleta. A maioria de suas aparições foi ao lado dele.

Cartola Mascarado

O alter-ego do Tio Patinhas teve apenas três aparições até hoje e é um personagem originado na Itália. Não surgiu como um super-herói real, na verdade ele foi apenas um golpe publicitário do Tio Patinhas para garantir a segurança de um carregamento de dinheiro que ele ia fazer.

O velho pato criou a fantasia de Cartola Mascarado, simulou que prendia um assaltante, fez os jornais lhe mostrarem como um grande herói e por fim foi na cabine do carro forte. Apesar de toda confusão que acontece durante o transporte do dinheiro o Cartola Mascarado acabou salvando o dia, ainda que totalmente na sorte.

Ganso de Aço

Personagem criado na Itália. O Gansolino foi convocado para se tornar o Ganso de Aço durante os eventos que levaram a formação dos Ultra-Heróis. Seu traje e equipamentos lhes dão poderes com tema de comida, como por exemplo, cobrir uma área com um doce grudento e prender todos lá em meio a ele. O Ganso de Aço passa a maior parte do tempo comendo ou dormindo, mesmo durante as missões!

Morcego Verde



Inspirado nas histórias que lia sobre o Morcego Vermelho, o Zé Carioca decidiu se tornar o Morcego Verde e proteger a Vila Xurupita. Ele até que se esforça, mas geralmente suas missões são um desastre, ainda assim muitas vezes ele pega os criminosos.

Ao contrário dos outros heróis Disney que não tem super poderes, o Morcego Verde não morra próximo do Professor Pardal e, portanto não tem acesso a suas invenções, além disso, sendo pobre do jeito que é, o Zé acaba tendo que improvisar seus equipamentos de combate ao crime, por exemplo, a corda morcego por vezes é simplesmente a mangueira de jardim do seu vizinho Pedrão.

Morcego Vermelho

Criado no Brasil como uma sátira ao Batman o Morcego Vermelho é a identidade secreta do Peninha. Em sua primeira história ele simplesmente usou a fantasia para uma festa e se envolveu acidentalmente com os irmãos metralhas que roubaram o local, ele acabou prendendo os bandidos e foi aclamado como heróis, o Donald então lhe sugeriu que adotasse a carreira de super-herói.

O professor Pardal construiu para ele muitos equipamentos com tema de morcego, ele tem como base de operações o Beco do Morcego, onde fica a Lata de Lixo Morcego (equivalente ao barril do Chavez) e a garagem morcego onde guarda seus equipamentos.

Quatro Folhas

Da mesma forma que o Gansolino, o Gastão foi convocado a fazer parte dos Ultra-Heróis e adotou o alter-ego de Quatro Folhas. Além de sua sorte incrível ele utiliza uma prancha a jato e bumerangues, ambos com tema de trevo de quatro-folhas. Apesar de ser um dos heróis ele na verdade se preocupa menos com o bem estar da população e muito mais em se tornar famoso e adorado.

Supergil

Esse personagem criado nos EUA é o Gilberto, o sobrinho gênio do Pateta. Seu poder tem a mesma origem e são iguais aos do seu tio.

Superpata

Criada na Itália a Superpata é o alter-ego da Margarida, um dia revoltada com o machismo do Donald e do Patinhas ela resolveu com a ajuda da inventora Eugênia Lotreco, se tornar uma super-heróina e provar que as mulheres são tão capazes quanto os homens. Ela se tornou rival do Superpato e incrivelmente um não sabe a identidade do outro.

Superpateta

Foi o primeiro super-herói da Disney e tem poderes semelhantes ao do Super-Homem. O Pateta ganha seus super poderes quando come os amendoins que crescem em seu quintal, a planta tem esse efeito pois foi irradiada por um meteoro.

Os poderes dele tendem a acabar em momentos muito inapropriados e cômicos, por isso ele geralmente leva amendoins extras guardados no chapéu, mas às vezes esquece e tem q se virar sem eles em meio a uma confusão. Lembrando que com ou sem poderes ele é sempre o mesmo trapalhão.

Superpato

O maior de todos os heróis Disney foi criado na Itália, para atender as reclamações das crianças que tinham pena de ver o Donald sempre se dando mal. Assim em sua identidade civil o Donald continua fingindo ser o mesmo coitado de sempre, mas quando coloca o uniforme e se torna o Superpato, torna-se o terror dos criminosos, apesar de ainda fazer umas tantas trapalhadas.

No começo ele não era realmente um herói e usava a identidade de Superpato apenas para se vingar de quem lhe sacaneava, geralmente o Tio Patinhas e o Gastão. Os escritores acabaram decidindo que era melhor não torná-lo um vilão em tempo integral e o Superpato começou a atuar contra os criminosos de Patópolis.

Vespa Vermelha

Esse personagem é um caso interessante, pois nunca foi mostrado em sua identidade civil, além disso, ele é um homem humano! O Vespa chefiava o Clube dos Heróis, voava, tinha um raio anti-gravidade, uma nave e uma base secreta camuflada em uma nuvem nos céus de Patópolis.



Vou acabar por aqui, se lembrarem de algum herói que não foi mencionado por favor me avisem nos comentários.

Até.

3 comentários:

  1. Geralmente os heróis Disney não agem com violência e os plots das histórias são muito bobos, mas em Ducktales, o tio patinhas já foi o Masked Mallard (não lembro o nome traduzido pelo SBT, mas era Cajado alguma coisa). Ele aparecia sorrateiramente e aterrissava envolto a sua capa, como o Batman. Com um cinto de utilidades cheio de armas poderosas, também se valia de sua bengala, que soltava fogo, servia de foguete e ao ser usada como bastão ainda soltava faíscas. Falando em Ducktales, não esqueçamos do Robopato, ou Gizmoduck.

    ResponderExcluir
  2. Escrevi uma fun fic onde dei uma identidade ao Vespa Vermelho mas depois mostro te se quiseres. falaste no SuperGil mas não falaste no SuperPateta, no indiana pateta, e esqueceste te de mencionar o Phantom Duck, que é uma personagem italiana, alter ego de Pato Donald, ou seja uma evolução do SuperPAto.
    Mário Conchinha, secretario e sobrinho de tio patinhas em DuckTales, tinha um alter ego de Gizmopato e tb o pardaal tinha um alter elgo de Super Gyro... abraçoz

    ResponderExcluir
  3. Escrevi uma fun fic onde dei uma identidade ao Vespa Vermelho mas depois mostro te se quiseres. falaste no SuperGil mas não falaste no SuperPateta, no indiana pateta, e esqueceste te de mencionar o Phantom Duck, que é uma personagem italiana, alter ego de Pato Donald, ou seja uma evolução do SuperPAto.
    Mário Conchinha, secretario e sobrinho de tio patinhas em DuckTales, tinha um alter ego de Gizmopato e tb o pardaal tinha um alter elgo de Super Gyro... abraço

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...