sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Fábulas – A hq que é um tributo à imaginação

Por Jacques


A série Fábulas (Fables, no original), criada por Bill Willingham (estudioso dos contos de fada desde criança), tornou-se uma das criações quadrinhescas mais interessantes; extrovertidas e bem boladas da atualidade, resgatando o gosto por histórias simples, mas bem amarradas.


Nesta hq publicada pelo selo Vertigo, da DC Comics, Willingham (valendo-se do mesmo tema utilizado por Alan Moore nas hqs da Liga Extraordinária e Raphael Draccon na série de livros Dragões de Éter) reúne dezenas de personagens de contos populares (que se autodenominam “Fábulas”) e os coloca vivendo em um bairro de Nova York, tentando fazer o possível para manter-se fora da vista dos chamados “mundanos”, ou seja, os humanos normais.



E isso acontece porque, há centenas de anos atrás, o Reino das Fábulas (existe um deles para cada cultura humana diferente, todos interligados por portais mágicos) foi atacado por uma horda de invasores demoníacos, comandados pelo maligno Adversário, que é mau que nem um pica-pau.


Por isso, aqueles que conseguiram escapar dos invasores se viram obrigados a refugiar-se em nosso mundo (considerado magicamente estéril e, por isso, desprezado pelo Adversário), com a esperança de um dia poderem voltar para as chamadas “Terras Natais”.




[caption id="attachment_3814" align="alignleft" width="200" caption="Bigby e Branca de Neve"][/caption]

 E as Fábulas que não possuem forma humana (como animais falantes, objetos mágicos vivos (como os que são vistos no desenho A Bela e a Fera, da Disney), duendes, lilliputianos, gigantes, e até um dragão) são mantidas em uma localidade isolada denominada A Fazenda, onde permanecem a contragosto.


E quem é o Adversário e porque ele é mais poderoso do que o Bill Gates e o Steve Jobs juntos?


Eu poderia contar, mas vocês iriam me amaldiçoar até minha trilionésima geração e isso atrai karma ruim. O máximo que eu posso contar é que ele é o chefe do grandão de capacete na figura abaixo.


O ponto forte da série com certeza é o carisma dos personagens como Bigby Lobo, o xerife da Cidade das Fábulas (o Lobo Mau, que pode alterar sua forma de homem para lobo por magia e herdou seu sopro forte de seu pai, o Senhor Norte, deus dos ventos, que viveu na forma de lobo com a mãe loba de Bigby por algum tempo), Papa-Moscas, o faxineiro (ou Ambrose, o Príncipe Sapo, que retorna à forma de sapo quando fica nervoso ou com medo), o Príncipe Encantado (que foi casado com diversas princesas, e chifrou todas elas), Branca de Neve, a Diretora de Operações (que nunca leva desaforo para casa), Cinderela, dona de uma loja de sapatos (e superespiã nas horas vagas), Bufkin, um dos macacos voadores do livro O Mágico de Oz, assistente de Branca de Neve (que cumpre ordens à sua própria maneira), entre muitos outros.


Os roteiros são de Bill Willingham e os ótimos desenhos são de Mark Buckingham, Lan Medina, Charles Vess, Bryan Talbot, Shawn McManus e Gene Ha (colorizados por Steve Leialoha); e as capas (assim como na saudosa hq Sandman) tornaram-se um atrativo à parte, criadas por James Jean e Alex Maleev.




[caption id="attachment_3815" align="alignright" width="270" caption="A magnífica arte de James Jean"][/caption]

Fábulas é uma forma diferente de se enxergar personagens que são conhecidos há gerações, que fizeram parte de nossa infância e foram magnificamente soltos por Willingham em situações inusitadas e criativas, capazes de agradar até os críticos mais malas.


E vocês sabem o que quer dizer quando algo agrada os críticos: ou esse algo é muito bom, ou é muito ruim.


Neste caso, eu aposto na primeira alternativa.

5 comentários:

  1. fábulas é uma história muito legal mesmo. lembro que antes de sair no Brasil, diziam que era o novo Sandman, mas fiquei bem aliviado quando vi que a única pretensão de bill willingham era fazer uma história legal.
    e ainda não li muito, mas pelo que li já dá pra sacar quem é o adversário. mas como ele virou esse grandalhão de armadura?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Vinícius,
    Eu só percebi meu erro depois que tinha mandado o texto para o Rafael, e já pedi a ele para repará-lo.
    Também achei a hq semelhante ao universo de Sandman, mas sem imitá-lo.
    Valeu.

    ResponderExcluir
  3. [...] Bulfinch (que inclusive foi homenageado por Bill Willingham na série Fábulas, da Vertigo, com a “Rua Bulfinch”), de forma simples e direta, demonstra todo seu apreço e [...]

    ResponderExcluir
  4. [...] simpáticos fanfarrões (que tiveram uma rápida aparição na hq Fábulas, apenas para tornarem-se escravos zumbis) ganharam sua própria revista em 1973 pela DC Comics, a [...]

    ResponderExcluir
  5. [...] como na admirável hq Fábulas e o universo antropozoomórfico de Walt Disney, este mundo é povoado por animais propriamente [...]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...