quarta-feira, 7 de julho de 2010

Verdadeiros navios fantasma

Por Rafael



Muita coisa pode acontecer a uma embarcação em alto mar: ataques pirata, motim, assassinatos, tempestades, sem contar as coisas mais misteriosas, como abduções alienígenas, desaparecimento ou ataques de monstros marinhos. Por isso, talvez não seja surpresa nenhuma o fato de algum navio aparecer sem tripulação nenhuma pra contar a história.




Maria Celeste



"Assustador" e "perturbador" talvez sejam as melhores palavras para descrever esse navio quando foi encontrado em 1982. Esse navio mercante bergantim foi encontrado no Oceano Atlântico com sua carga e valores completamente intocados, com comida e água para 6 meses de viágem, mas sem nem um fio de cabelo de um único passageiro ou membro da tripulação.


Quando as autoridades investigaram o navio, não encontraram evidências de lutas ou saque. Na época surgiram várias teorias relacionadas a navios fantasmas e ataques de misteriosos monstros marinhos.


Talvez Maria Celeste tenha sido o primeiro caso registrado de um mistério marinho não resolvido.



Carroll A. Deering



Motim, pirataria, comunistas, ou uma experiência bizarra e sobrenatural deu sumiço na tripulação do Carroll A. Deering no Triângulo das Bermudas? Essa escuna comercial de 5 mastros vazia a viagem de volta após levar carvão da Virgínia para o Rio de Janeiro, quando parou em Barbados para abastecimento de suprimentos.


O navio chegou a fazer contato num farol próximo a Barbados. O vigia do farol afirmou que um homem de sotaque estranho afirmou que o navio havia perdido suas âncoras e, por isso não pararia ali próximo para que ele fizesse a troca de turno. Depois disso, foi encontrado no Cabo Hatteras, Carolina do Norte, completamente vazio. Não havia tripulação, nem pertences, nem barcos salvavidas.


A tripulação nunca foi encontrada e o governo dos EUA nunca deu uma explicação oficial, apesar de ter chegado a suspeitar de pirataria comunista conspirando contra seu país. Ainda hoje esse navio é citado em teorias conspiracionais envolvendo o Triângulo das Bermudas (embora ele tenha sido encontrado bem distante de lá).



Bel Amica



Quando essa escuna estilo clássico foi encontrado na Ilha Sardenha, na Itália, sem tripulação a bordo, parecia mais uma repetição do que aconteceu com Maria Celeste. Porém esse não foi apenas um conto místico de eras passadas.


Encontrado pela guarda costeira italiana em 2006, esse "navio fantasma" contia comida egípsia servida no seu interior, mapas franceses sobre a costa africana, muitas roupas, uma bandeira de Luxemburgo e uma placa de madeira onde estava entalhado o nome "Bel Amica". As autoridades nunca encontraram sua tripulação e o navio não tinha registro em nenhum país.



High Aim 6



Assassinato, munição e peixe podre. É assim que começa a história desse navio de Taiwan, encontrado à deriva, em 2003, na costa australiana, sem sua tripulação. O navio estava com os tanques de combustível completos e cheio de provisões de viagem. Os pertences da tripulação estavam no lugar e o porão estava repleto de peixe apodrecido. Após uma análise forense, nenhum sinal de luta foi encontrado e, 10 dias após a descoberta do navio, ainda se tinha registro de chamadas do celular do engenheiro do navio na Indonésia. A tripulação nunca foi localizada.



Jian Seng



Muita atividade ilegal continua acontecendo nos oceanos ainda hoje. Pirataria, saques, tráfico humano, pesca ilegal... Por isso, quando navios misteriosos aparecem, tornam-se automaticamente mnisteriosos. Isso foi o que aconteceu com Jian Seng. Ele apareceu à deriva, todo enferrujado na costa da Austrália, perto de Quennsland. A alfêndega local abordou o navio e não encontrou nada la dentro, a não ser uma grande carga de arroz já estragada.



MV Joyita



Em 1955 MV Joyita desapareceu no Oceano Pacífico com 25 tripulantes. 5 semanas após o relato de seu desaparecimento, foi avistado semi-submerso, e sem as 4 toneladas de carga que carregava, incluindo suprimentos médicos, madeira, comida e baterias. O rádio estava sintonizado no canal internacional de socorro, os botes salvavidas não estavam no barco e havia manchas de sangue por toda parte. A polícia chegou a afirmar que foi um motim, mas isso não explicaria o sumiço da carga. Nenhum tripulante foi encontrado.



Kaz II




Em 15 de julho de 2007 três homens sairam numa jornada em torno da Austrália e três dias depois o barco foi encontrado à deriva próximo a uma grande barreira de recife. Havia comida na mesa de jantar e um laptop estava ligado quando o barco foi encontrado. Os coletes da salvavidas e os botes estavam no barco, mas nunhum dos homens foi encontrado.

Zebrina



Outro navio encontrado sem a tripulação foi o Zebrina, uma barcaça de 3 mastros que saiu da Inglaterra em 1917 carregado de carvão para a França. Quando o navio foi encontrado encalhado, mas em bom estado, perto da França, foi relacionado a algum incidente referente à I Guerra Mundial, onde algum submarino alemão, como os da foto acima, teria disparado torpedos no Zebrina. Alguns acreditam que a tripulação tenha sido forçada a entrar no suposto submarino, como reféns, mas o submarino teria sido afundado na guerra.



Escuna Jenny



"4 de maio de 1823. Sem comida por 71 dias. Eu sou o único sobrevivente nesse navio". O comandante que escreveu isso em seu diário ainda estava sentado em sua cadeira, com a caneta na mão, quando foi encontrado 17 anos mais tarde. Seu corpo e o de outros 6 tripulantas haviam sido completamente preservados pelas frias temperaturas da Antártida, onde o navio estava encalhado, levando toda tripulação à morte. A tripulação de um baleeiro que encontrou Jenny "enterrou" sua tripulação no mar, incluindo um cachorro.



Baychimo



Em 1931 o SS Baychimo era usano no comércio de peles no norte do Canadá e estava acostumado às baixas temperaturas. Esse navio de carga de 230 pés tinha acabado de se livrar de uma geleira, quando acabou ficando preso em outra ainda maior. A tripulação abandonou o navio, mas 15 tripulantes resolveram ficar e esperar o inverno passar um uma cabana de madeira que eles construiram.


Em novembro daquele ano uma tempestada atingiu o navio, que desapareceu. Acharam que o navio avia afundado, mas 3 dias depois foi encontrada a cerca de 70km do local. A tripulação que ficou achou que o naviu afundaria e descarregou sua carga, levando para outro navio.


Porém, durante várias décadas registros de avistamento do Baychimo foram feitos por inúmeras embarcações. Algumas até trocaram sinais e escutaram barulho no rádio. O último relato de avistamento foi em 1969, na costa do Alaska. será que ele continua em atividade?




12 comentários:

  1. Impressionante! Algumas dessas estórias eu não conhecia!!!

    ResponderExcluir
  2. Acho que em alguns casos a tripulacao foi nadar ao mesmo tempo e ninguem lembrou de descer uma escada p voltarem.

    ResponderExcluir
  3. Pow, eu não tinha postado uma resposta aqui?!?

    Chê, Rafael, esse tá nos "10 mais posts legais do fantástico cenário"!
    (pelo menos, na minha lista....)

    Esse post me deu muuuito material de pesquisa! E sabe que o assunto nunca tinha me atraído antes? Claro, o Holandês Voador todo mundo (?!?) conhece - ele foi tomar um café lá em casa esses dias... - e tem o agora famoso pérola negra, mas eu nunca, nunca mesmo tinha parado pra pensar realmente no assunto, e nem fazia idéia desses acontecimentos bizarros envolvendo navios!
    (lembrei de uma história sobre um navio da marinha americana que foi parar numa "realidade alternativa", mas isso pode ter sido só um filme da globo, enfim!)
    E viva o triangulo das bermudas!

    ResponderExcluir
  4. Acredito que ja li sobre este navio que foi parar numa "realidade alternativa". Teoricamente estavam fazendo uma pesquisa sobre invibilidade, acho que envolvendo eletromagnetismo e afins. O certo e que este experimento causava nauseas e afins em todos a volta.

    ResponderExcluir
  5. Existem varios navios fantasma reais. Seguidamente ocorre dum navio afundar e ficar com um bolsao de ar dentro. Nestes casos o navio fica meio submerso e meio que navegando. Enfim, um navio fantasma em busca de alvos.

    ResponderExcluir
  6. Pra mim isso é tudo história de pescador…

    ResponderExcluir
  7. O filme é "O Nimitz volta do Inferno", com o Kirk Douglas, acho.
    O caso Nimitz é uma das teorias de conspíração mais legais que existem.

    ResponderExcluir
  8. Como se sabe todos os governos do planeta terra, ocultam a verdade dos fatos relacionados a abduções. Agora eles pagarão pela ausencia dos fatos. Opróprio clero vaticano, admite a presença alienigna na terra desde as comfições em seus mosteiros e igrejas medievais. Es la hora da verdad.

    ResponderExcluir
  9. isso é fantástico cara!!!!!!*--*
    ADOREIII!!

    ResponderExcluir
  10. lindalva de lima cardiais30 de outubro de 2011 às 10:17

    acho que essas pessoas,sofreram muito,porque muitas delas morreram sem conhecer
    a verdade por isso nao tiveram salvaçao.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...