domingo, 25 de abril de 2010

Coincidência ou Sincronicidade

Por Fábio

Sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Jung para definir acontecimentos que se relacionam por significado e não por causalidade. Resumida também como “coincidência significativa”.

É muito comentada no ocultismo, mas para a maioria dos céticos que conhecem o conceito não passa de bobagem, apenas outro nome para coincidências comuns e normais.

Porém isso não é exatamente o caso, independentemente de ser real ou não, pela visão ocultista a sincronicidade pode ser a grosso modo identificada como coincidências com um propósito ou tema.

Exemplos:

“Por acaso” sempre que uma pessoa se dedica a uma determinada atividade uma série de coincidências boas começa a ocorrer com ela. Em outras atividades o individuo em questão sofre acasos bons e ruins aleatoriamente, como acontece com todo mundo, mas nessa são sempre boas. Ou o contrário, o infeliz sempre “dá azar” naquele assunto.

Outras pessoas, sempre que realizam algum ritual, seja um católico rezando ou um místico realizando uma meditação, “por acaso” tem sorte de ocorrerem coincidências que os ajudam em relação ao tema do ritual. Lembrando que esse exemplo não se aplica a todos os crentes e magos, apenas aos realmente sinceros e habilidosos (uma minoria quase extinta).

3 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...