sábado, 20 de março de 2010

A Grande Religião Cética e um pouco de Astrologia

Por Fábio



Qualquer cético que leia esse título deve ficar um tanto indignado, possivelmente pensando o quanto o autor deve ser burro para escrever uma coisa dessas. Na verdade esse texto não é dirigido aos verdadeiros céticos e sim aos céticos preguiçosos e aos fanáticos, embora saiba que é perda de tempo tentar argumentar com esses últimos.

Qual a diferença?

Em minha opinião o verdadeiro cético é simplesmente aquela pessoa que se recusa a acreditar em algo sem provas, mas tem a mente aberta e procura a verdade.

O cético preguiçoso é aquele que simplesmente decidiu que o “sobrenatural” não existe; baseado em absolutamente nada e nem se dá ao trabalho de verificar se está certo. Ainda assim se alguma coisa for provada para ele, o individuo vai acreditar.

Já o fanático é aquele que mesmo diante de provas se recusa a aceitar algum fato.

Vamos aos fatos sobre o "sobrenatural":

Simplesmente até hoje nenhum cientista, nenhum estudo ou laboratório provou que deus (qualquer um deles) não existe, ou que fantasmas são ficção, ou que a astrologia não funciona. Sério, não existe nenhuma prova que o “sobrenatural” é falso.

Isso prova que existe?

Claro que não!

Mas coloca cristãos, mulçumanos e céticos no mesmo balaio, a categoria das pessoas que acreditam em alguma sem provas! Por pura fé! Sim, pois ter fé é acredita piamente em alguma coisa sem provas.

E repito, até hoje não existe nenhuma prova que a visão dos céticos está correta.

Se vocês forem pesquisar vão encontrar muitas “provas” que o “sobrenatural” não existe, mas se olharem com atenção, vão perceber que isso não é verdade. A maioria dessas provas simplesmente desmascara algum charlatão em particular, e existem muitos deles.

Se na medicina que exige anos de muito estudo na faculdade e registro profissional, aparecem charlatões, imaginem em áreas que a ciência ainda não explorou e que a sociedade se recusa a reconhecer seriamente.

Quem se der ao trabalho de verificar a metodologia de muitos dos estudos desmentindo o “sobrenatural” vai ficar horrorizado com o quão mal feitos a maioria é. Os mais ridículos se resumem a encontrar uma forma de reproduzir os efeitos que um médium realiza e com isso “provar” que era tudo falso, sem realizar um único teste com o médium em questão.

Um bom exemplo é a astrologia, vários estudos afirmam que ela não funciona, mas eles foram realizados comparando apenas o signo solar, com o perfil psicológico da pessoa. O que qualquer um que estude um mínimo sobre a astrologia sabe ser um absurdo. O mapa astral COMPLETO de uma pessoa é o que indica como ela é.

No mapa astral além do signo solar, se analisa a posição de 10 planetas (incluindo sol e lua) em relação aos 12 signos, também se considera a posição deles em relação as 12 casas (que diferem dos signos), também entram na conta os graus em que eles estão e as combinações nas posições que formam entre si.

Ou seja, 100 pessoas com o mesmo signo podem ser completamente diferentes. Mesmo pessoas com o mesmo mapa, irmão gêmeos, por exemplo, podem ser muito diferentes, pois cada aspecto do mapa tem três níveis e o desenvolvimento de cada um em que nível depende apenas do próprio individuo e do meio que o cerca. Dependendo de que aspectos desenvolveu em que nível cada um dos irmãos, eles podem ser bem diferentes.


A astrologia funciona?

Não sei.

Mas não há nenhuma prova que não.

Claro que fazer um estudo levando em conta todos os fatores seria muito caro e difícil, mas um grande astrólogo chamado Michel Gauquelin encontrou uma forma de simplificar o processo, ele realizou estudos levando em conta apenas a posição do planeta marte no momento do nascimento, em relação a uma escala de casas, deixando todo o resto de lado.

Resumindo o principal estudo em termos simples, como as casas tem o mesmo tamanho, comparando um grupo de pessoas a incidência do planeta marte em certas casas é sempre de 17%, isso foi provado estatisticamente e ninguém duvida. Então ele avaliou amostras contendo apenas atletas bem sucedidos, nesses casos a incidência passa para 22%. Parece pouco, mas é bastante significativo, estatisticamente a chance disto ser por acaso é de 1 em alguns milhões. Esse fenômeno foi chamado de Efeito Marte.

Mas o que aconteceu em relação aos estudos dele?

A comunidade cientifica se recusou a levar em consideração, não é que tenham encontrado falhas no estudo, eles simplesmente ignoraram e disseram que era bobagem. O acadêmico francês Jean Rostand, chegou a declarar que se a estatística comprovava a astrologia, então não acreditava mais na estatística.

Mais tarde alguns até reproduziram o estudo para desmenti-lo, mas como chegavam as mesmas conclusões, adulteram os parâmetros para induzir o resultado, o que fez um dos cientistas abandonar o estudo e mais tarde denunciar o que houve no artigo sTARBABY.

O estudo foi então refeito por eles, dessa vez seguindo os padrões corretos e mais uma vez confirmando os achados de Michel Gauquelin. As vésperas de concluir o estudo o responsável “lembrou” que faltava incluir 80 pessoas na amostra, com essa adição o resultado foi para 13%! Não ficou nos 17% que todos os cálculos e estudos mostram ser a incidência normal, nem nos 22% do Efeito Marte.

O detalhe é que nunca se explicou de onde surgiram esses 80 indivíduos extras no FINAL do estudo.

Quem quiser saber mais pode procurar na net, onde além de sites e artigos, se encontram nomes de livros sobre o assunto, mas vou passar dois links para um blog onde dois posts já reuniram muita informação sobre o trabalho do Gauquelin:




Michel Gauquelin.

Notaram que até o momento escrevi “sobrenatural” sempre entre aspas?

Fiz isso, pois para os estudiosos sérios do ocultismo não existe o sobrenatural, tudo é natural. Sobrenaturais são apenas coisas que embora reais, a ciência ainda não consegue (ou não quer) comprovar.


Por hoje é só pessoal!

3 comentários:

  1. Eu sempre considerei a astrologia apenas mais uma bobagem feita para se ganhar dinheiro.
    Mas se pensarmos em termos do movimento dos planetas mantido por equilíbrio gravitacional, até que a coisa começa a fazer sentido.
    Parece que terei de rever meus conceitos mais arraigados novamente...
    Saco isso...

    ResponderExcluir
  2. hahahahahahha
    Legal Jacques, sou a favor de manter a mente aberta.
    Claro que a astrologia pode ser bobagem, mas enquanto não houverem provas definitivas sobre isso, não se pode afirmar nada.

    O grande problema da astrologia e das outras modalidades do misticismo, é a grande quantidade de charlatões tentando arrancar dinheiro dos trouxas.
    Inclussive aqui vai uma dica, se o médium cobra pelo serviço, as chances dele ser picareta são grandes. A maioria dos sérios tem empregos normais para ganhar a vida e fazem o trabalho místico gratuitamente.

    ResponderExcluir
  3. O ceticismo seria apenas outra espécie de fé.
    Legal este insight.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...