segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Por Rafael


Volta e meia estou lendo uma HQ e, quando aparece ou referenciam o Aquaman, sempre lembro do sarro que o Cartoon Network tirava em suas propagandas. O problema é que a história do personagem não lhe dá respeito! Eu não conhecia, dei uma pesquisada e fiquei perplexo com seu surgimento.


Aquaman é um super-herói submarino da DC Comics originário do reino místico de Atlantis, criado por Paul Norris e Mort Weisinger e apareceu pela primeira vez em 1941 na revista More Fun Comics, número 73. Seu nome real é Orin (Odin, Orin...) e ele é filho do feiticeiro Atlan e da rainha Atlanna (criatividade assim só tinha visto em dupla sertaneja), de Atlantis.



Só que tinha uma crença em Atlantis que dizia ser amaldiçoada toda pessoa loira e o pobre Orin foi abandonado na terra pra morrer. Só que ele não morreu! Foi salvo por um golfinho (Mogli?) chamado Porm (isso mesmo, Porm, com "M"), que morreu depois, sei lá eu de que. Após a morte de Porm (hehehe me mato de rir), Orin foi encontrado por um faroleiro (não um farofeiro, mas um cara que cuida do farol) viúvo chamado Artur Curry, que o criou com o nome de Artur Curry Jr (olha a criatividade aí de novo).


Depois de um tempo na terra seca, Orin resolve retornar ao mar, onde vive muitas aventuras e romances (com baleias... não, mentira, com sereias é claro), fazendo alguns inimigos, como Triton, o filho de Posseidon e alguns amigos, como a Diana - Mulher Maravilha. Depois conhece o Flash, que o convence a retornar à superfície e fundar a Liga da Justiça da América, finalmente adotando o nome de guerra Aquaman.


Mais tarde, volta à sua terra natal (ou mar natal?), onde governa por muitos anos. Eu não sei quantos anos esse animal tem, mas ele fez muita coisa indo e vindo da água e treinou feito o Batman, o único ser humano que possui dias de mais de 24 horas. Nessa fase eu me perdi, pois ele conhece Mera, uma visitante do mundo dos Deuses Sombrios, com quem se casa e tem um filho chamado Artie Jr. Porquê Jr. é minha dúvida. Não sei quando o nome dele mudou de Orin para Artie (ou o filho não é dele...).


Depois de sua aparição nas HQs em 41, ele aparece em umas pontas nos desenhos animados Superman: the man of steel e, em 1968, ganha sua animação própria entitulada Aquaman: king of the 7 seas, com seu companheiro Aqualad, a namoradinha Mera, a morsa Tusky e os cavalos marinhos Storm e Imp.


Aquaman foi alvo de gozação devido aos seus poderes limitados e teve questionada sua utilidade pela mídia e por parte do público, mas, apesar de tudo, conseguiu sobreviver a essa fase e passou a cada vez se apresentar de forma mais moderna, como em Superamigos, onde ele aparece cada vez mais "dark" e poderoso, às vezes se mostrando uma pessoa raivosa, durona e, como era o Rei da Atlântida, em algumas ocasiões, dava demonstrações de sua arrogância.


Aquaman apareceu como Arthur Curry num episódio da série de televisão Smallville com o nome de "Aqua". Nesse episódio, Arthur aparecia em Smallvillle para investigar os efeitos devastadores que um projeto militar de Lex Luthor poderia causar à vida marinha. Essa versão do personagem se mostrou capaz de atirar bolas de energia similares a um Hadouken, mas feitas de água, além de nadar numa velocidade muito superior à de Clark Kent (aliás, quem não tem alguma habilidade superior à de Clark nessa série?). Em todas as cenas que o personagem aparece, ele está usando a clássica combinação de cores laranja e verde. É revelado que ele usa tais cores por estudar na Universidade de Miami, cujo time "Miami Hurricanes" tem como cores o laranja, o verde e o branco (que asneira... em Smallville todo munda usa sua combinação de cores clássica. É como na Turma da Mônica, onde todo mundo está sempre com a mesma roupa).



Esse histórico hilário e bizarro, incluindo maldições, golfinhos, cavalos marinhos gigantes, pai adotivo viúvo, filho de nome estranho e pais cantores sertanejos deixa margem para muita gozação.


No desenho do Bob Esponja, o super-herói aposentado que defende a Fenda do Biquine é o Homem Sereia (Mermaid Man), nítida cópia do Aquaman, com seu uniforme verde e laranja e seu topete loiro. O Homem Sereia é um velho gagá, que se mete em enrascada a toda hora. Ele acaba sendo uma mistura de outros personagens, pois tem uma espécie de "bat-cinto de utilidades" e um "barco invisível".


Ele podia ser muito melhor explorado, como seu sósia Namor, da Marvel, mas até na HQ DC x Marvel (eca!) ele derrota o Namor de forma vergonhosa, fazendo uma baleia saltar pra fora d'água e cair em cima do seu rival. Que protetor dos mares faria uma baleia se estabacar no chão pra derrotar um inimigo?


Enfim, o Aquaman é um personagem muito interessante, se bem explorado. Tem um histórico vergonhoso, mas farto, com muito plot pra servir de história. Vou ver se leio alguma coisa boa dele pra tirar essa imagem ridícula dele tentando se comunicar com um peixe morto num supermercado.





[caption id="attachment_882" align="aligncenter" width="250" caption="O Wesley não fez Jesus, mas podia fazer Aquaman"][/caption]

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...