quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Street Fighter - História e cenário

Sou um grande fã da série de jogos Street Fighter, embora eu nunca tenha sido um bom jogador, já no meu primeiro contato com ele, no caso o Street Fighter II, adorei as histórias dos personagens. Com a chegada do Super Street Fighter II e seus novos personagens minha paixão pela série aumentou ainda mais. Dai em diante sempre pesquisei tudo o que pude sobre a história dos games, infelizmente não é muito fácil, pois as fontes são difíceis de encontrar diretamente, restando apenas revistas e a internet ao meu alcance, na verdade durante anos apenas as revistas de vídeo game.

A melhor fonte disponível na internet é esta http://fightingstreet.com/folders/variousinfofolder/variousinfopages/streetfighterplotguide.txt esse site têm muita informação e eles indicam as referências.

Um comentário importante sobre o Street Fighter é que os americanos são estúpidos, o jogo é de origem japonesa, mas sempre que vai ser lançado nos EUA, a Capcom americana altera vários detalhes na história dos personagens, às vezes até mesmo o nome!!!

Nesse texto e em seguinte sempre vou me referir à versão japonesa, afinal de contas é a verdadeira e sinceramente é muito mais legal. Então vamos a alguns esclarecimentos:

Vega - O líder da Shadaloo e chefe final da maioria dos jogos.
Balrog - Ninja espanhol com garras e mascara.
Mike Bison - O boxeador marginal.
Gouki - Aquele que os americanos chamam de Akuma.

Ryu, Ken, Gouki, etc. - Esses personagens NÃO LUTAM karate shotokan, o estilo deles se chama Ansatsuken, traduzível como técnicas assassinas, na verdade no caso deles uma combinação de karate, judô, taekowndo e koppo. O Ansatsuken não é bem uma arte marcial, é mais uma forma de treinamento onde você se especializa em utilizar as técnicas de luta que conhece da forma mais eficiente e letal possível.

Vou seguir a ordem cronológica da história dos games e não dos lançamentos, inclusive porque a Capcom acabou atualizando o cenário ao longo dos jogos. Mas ao lado do nome do jogo em ter parênteses vou incluir o ano de lançamento.

Street Fighter (1987).
Sagat o grande campeão de Muay Thai, decide provar ser o melhor lutador do mundo e organiza o torneio Street Fighter.

Um dos participantes é Ryu, um jovem lutador de Ansatsuken, nas finais ele enfrenta os lutadores de Muay Thai Adon (protegido de Sagat) e o próprio Sagat, as outras lutas de Ryu no jogo não fazem parte da continuidade, embora todos os lutadores apresentados no jogo façam.

Ryu luta bem, mas é derrotado!!! Sim ele perde, mas antes disso ser declarado, Sagat estende a mão para ajudá-lo a levantar do chão e Ryu obcecado em vencer é tomado pelo Satsui no Hadou, o instinto assassino que permite canalizar o Ki (energia) negativo de forma drástica, atacando, nocauteando e rasgando o peito de Sagat com um Metsu Shoryuken (aos leigos um soco de baixo para cima carregado de energia). Com isso ele é declarado o campeão do torneio, o que deixa Sagat muito revoltado e querendo vingança, afinal não foi nada justo.

O próprio Ryu fica insatisfeito com o fato, não sabendo como ganhou, pois foi dominado ainda que brevemente por uma força que ele desconhecia. Retornando ao Japão ele vai ao encontro de seu mestre Gouken e o encontra assassinado, Ken seu colega de treino e melhor amigo, que está presente e viu o que aconteceu, conta que foi Gouki o irmão de seu mestre o culpado, Ryu sente o Ki de Gouki e parte em busca dele.

Durante o torneio Street Fighter Ken participou do US Martial Arts tournament, tendo se tornado campeão e conhecido sua namorada Eliza, ele volta ao dojo de seu mestre a tempo de o ver ser derrotado por Gouki.

Por hoje é só, mas irei postar comentários de cada jogo da série.

3 comentários:

  1. A primeira vez que vi Street Fighter foi no flipper lá do Laranjal, que tinha ao lado da pista de bicicross e da cancha de volei (onde hoje é o Lagoa Shopping). Eu nem chegava perto. Era só marginal jogando e se aplumando em volta da máquina. Por isso eu jogava Michael Jackson e Tartarugas Ninja hehehehe!

    ResponderExcluir
  2. [...] História e Cenário 04Literatura Brasileira em QuadrinhosPelotas, nazismo e túneis subterrâneosStreet Fighter - História e cenárioSou vizinho do Monstro do PântanoAté onde as pessoas vão...O Chamado de CthulhuOrelhas de elfo, [...]

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...