quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Quem roubou meu capacete?

Por Rafael


Não, não... Não é mais um livro de auto-ajuda empresarial. George Lucas, o mestre da força, perdeu na Justiça um processo envolvendo o copyright da fabricação de capacetes dos Stormtroopers para um empresário britânico. Segundo o Times Online, Andrew Ainsworth, que criou os capacetes, foi processado em US$ 20 milhões pelas Lucasfilm.


Para a corte, as criações de Ainsworth não violaram nenhuma lei britânica.


A história começa em 1976, quando  Ainsworth trabalhava com designer industrial fazendo capacetes para esportes aquáticos. Neste ano, ele foi recrutado por um amigo que trabalhava para George Lucas para fazer capacetes e outros acessórios.


Ele fabricou 50 capacetes, ganhando 20 libras por cada um, além de equipamentos para outros personagens de Star Wars, ganhando um total de 30 mil libras. Só em merchandising, a Lucasfilm ganhou estimadamente US$ 10 bilhões.


Originalmente, conclui-se, os capacetes são criação do próprio Ainsworth. Em 2004, o inventor começou a vender suas réplicas dos modelos, acabando no atual perrengue judicial, que já foi apreciado em cortes norte-americanas e inglesas.


Segundo a corte britânica, os modelos de capacetes não são esculturas de arte, o que perpetuaria o copyrigth da Lucasfilm por 70 anos.


Em vez disso, eles foram enquadrados como modelos de desenho industrial, cujo copyright se estende apenas 15 anos. Assim, 1976 mais 15 é igual a 1991. A fabricação em 2004 estava bem distante do prazo final para reprodução e comercialização dos capacetes.


A Lucasfilm pretende apelar à Suprema Corte Britânica

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...