quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Um livro pra quem aprecia vampiros (mais ou menos)



Aproveitando esse interesse renovado que a mídia vem demonstrando pelos nossos amigos de pele pálida e caninos salientes , vou estrear aqui no Fantástico Cenário comentando um dos meus livros favoritos.

Trata-se de O Fortim (The Keep, 1981), escrito por F. Paul Wilson. No livro, que se passa na Segunda Guerra Mundial, o comandante de um destacamento do exército alemão, alojado num pequeno castelo nos Alpes da Transilvânia, envia uma desesperada mensagem ao alto comando:



Solicito imediata transferência de local. Algo está assassinando meus homens.



Esse "algo"  se move furtivamente, trazendo trevas e morte, mutilando suas vítimas e deixando-as sem uma gota de sangue. Então, um oficial da SS é enviado junto com um pelotão para verificar o que está acontecendo.  Como se não bastasse o  fato de os dois oficiais se odiarem - um é nazista, o outro despreza tudo relacionado ao nazismo - eles ainda são obrigados a unir forças contra essa entidade misteriosa e buscar a ajuda de um estudioso da região e sua filha que - ironia- são judeus. E, pra completar, ainda temos a figura do herói misterioso, que atravessa a Europa, indo de encontro ao seu destino no fortim.

Contar mais estragaria a diversão.  O autor consegue dosar com precisão doses cavalares de suspense, ação e terror. O clímax do livro é surpreendentemente insano e o final, inesquecível. Faz dez anos que eu li  e ainda me lembro das últimas cenas como se tivesse lido ontem.

Devido ao grande sucesso do livro no seu lançamento, foi "cometido" um filme. Fortaleza Infernal é o nome dessa pérola dirigida po Michael Mann (diretor dos ótimos Colateral e Inimigos Públicos), aqui numa péssima fase. Fuja!! É sem sombra de dúvidas a pior adaptação cinematográfica jamais feita. Mas se a curiosidade te matar, no YouTube  ele está disponível na íntegra.

O Fortim é o primeiro livro de uma série de seis, conhecidos como "O Ciclo do Adversário". Contudo, pode ser lido individualmente sem problema. Eu só fui tomar conhecimento dos outros cinco anos depois. Destes, só quatro (O Sepulcro, O Toque Mágico, Renascido e Represália) foram publicados no Brasil. O capítulo final, Nightworld, nunca foi traduzido e encontra-se esgotado nos EUA, aguardando uma edição extensamente revisada pelo autor, provavelmente para 2011.

A boa notícia é que,  pra quem quer conhecer essa obra excelente, a coleção BestBolso acaba de relançá-la em formato pocket. Leitura recomendadíssima para os amantes de uma ótima história de terror.

E se você não entendeu direito o título do post, vai ler o livro...


8 comentários:

  1. Legal Duda!
    Bem-vindo ao Fantástico Cenário!
    Boa dica essa tua. Deu vontade de ler mesmo. Vou ver se acho essa edição BestBolso.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Eu já li o Sepulcro. É muito bom. Valeu a dica e o nome dos outros livros.

    ResponderExcluir
  3. Parece que vampiro tá na moda agora. Eu acho um saco. Sei lá... pelo que contou aqui parece legal essa estória.

    ResponderExcluir
  4. Maldito, fiquei tremendamente a fim de ler!

    ResponderExcluir
  5. O vampirismo é um tema que irá fascinar o ser humano até a sua inevitável extinção. Apesar de muita porcaria estar sendo lançada sobre essse tema atualmente, esse livro que você comentou parece ser, no mínimo, interessante.
    Bem vindo ao blog, Sylar.

    ResponderExcluir
  6. Conheço o livro. É realmente muito bom. Recomendo, também, principalmente para quem quer fugir da moda atual de vampiros açucarados com creme.

    ResponderExcluir
  7. Não conheço o livro, vou procurar certamente. Valeu a dica!
    Meu primeiro contato com vampiros na literatuta foi Anne Rice e depois o grande Drácula de bRam Stoker que pra mim tem a melhor adaptação pro cinema com o filme do Coppola.

    ResponderExcluir
  8. Já se vão vinte anos desde a leitura do Fortim. Parece que foi ontem que sentei para conversar com o Sedrez Araujo sobre esse livro.
    Não sabia das continuações, vou dar uma procurada...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...