sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Empresa

Por Rafael


Empreender é deliberar-se a praticar, tentar, propor-se, realizar, cometer. As grandes incursões por terra feitas por Alexandre o Grande eram chamadas empresas, pois eram uma tentativa de exploração, uma "aventura", uma procura, uma descoberta.



Hoje utiliza-se a palavra empresa para determinar organização econômica destinada a produção ou venda de mercadorias ou serviços, tendo em geral como objetivo o lucro.


No Brasil, empreender está mais para "aventurar" e descobrir o inexplorado do que constituir organização econômica com objetivo de lucro. Projetos complicados e cheios de detalhes afastam o empreendedor da formalidade.


Constituí uma empresa durante 4 anos, optando pelo sistema "simples" de contribuição fiscal, que de simples não tem nada. Mesmo nesse sistema eu era obrigado a contratar os serviços de um escritório de contabilidade para que nada saísse errado e eu não ficasse devendo ao governo.


O engraçado disso tudo é que a justificativa para os impostos serem tão altos é que há muita inadimplência. O mesmo ocorre com a conta da luz: em locais onde há muito "gato", a tarifação é mais alta, pra compensar o que a empresa perde com o desvio. O que se conclui? Que no Brasil, quem é honesto é otário.


camelo2Se vocês lerem esse artigo escrito no meu outro blog: Camelôs fora do controle da prefeitura, entenderão que rende mais ser ilegal do que bancar o João do Passo Certo. Um projeto da Secretaria de Planejamento Urbano pretende ampliar o "camelódromo" de Pelotas e mais: realizar "treinamento permanente de empreendedores formais e informais". Treinamento de empreendedor informal? O que vão ensinar? Como cruzar fronteira? Como dar nota fria? Como se instalar na frente da Receita Federal e rir disso tudo?


Levei 3 meses para ter toda minha empresa constituída, receber um CNPJ e poder começar a fazer cadastro com fornecedores. O cadastro e comprovação de renda, abertura de conta em banco, envio de documentação pra Deus e o mundo levou exato 1 ano. Abri minha loja, junto com meu sócio em 1 ano. Ficamos ativos por 4 anos e, agora que estamos indo para outros rumos, estamos há 4 meses tentando fechá-la.


Sim, meus caros, a burocracia não termina aí. Quem pensa que para de vender é só trancar a porta está muito enganado. Hoje faz 4 meses que decidimos fechar a loja.


rua_25_de_marc3a7oAgora alguém acha que o sistema brasileiro incentiva a formalidade? Por que, ao invés de curso de "empreendedor informal" não montam um escritório de contabilidade gratuito e formalizam os camelôs pelo novo sistema Super Simples?


O absurdo nem para por aí. Em todos os anos, em todas as datas comemorativas, os jornais da Globo mostram o movimento das pessoas fazendo compras onde? Na 25 de Maio, maior camelódromo do Brasil.  Por que não num shopping ou loja constituída? Também não lembro de ver um empresário falar de sua trajetória no Jô, mas já vi o camelô David, que até palestra sobre motivação dá!


Torçam por mim! Estou quase livre da minha empresa! Só falta um pouquinho... depois... nunca mais!!!

2 comentários:

  1. Cara, deu medo só de ler isso... Eu estudei contabilidade durante longos quatro anos... É o melhor caminho pra jamais querer se meter em empreendimentos -e olha que vi pouqíssimo de jurisprudências e afins...

    Depois de ler esse texto, só me resta desejar boa sorte no "fim das contas" (trocadilho idiota, mas fazer o que?).

    ResponderExcluir
  2. E eu fui colega do Domênico. Pra ver como é a vida.

    Não moramos em um país, moramos em uma realidade paralela, onde cada ação do Estado parece seguir uma lógica de Alice no País das Maravilhas.

    Vai entender.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...