segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Carro à vapor de 127 anos que ainda funciona


O carro a vapor mais antigo no mundo, ainda em funcionamento, foi vendido por 4,6 milhões de dólares em um leilão em Hershey, Pensilvânia. O veículo foi feito em 1884, um ano antes do primeiro protótipo à gasolina desenvolvido por Karl Benz.



O automóvel francês, chamado De Trepardouz et Dion-Bouton, move-se pela queima de carvão, madeira ou papel. Demora cerca de 30 a 45 minutos pra aquecer a caldeira, mas depois consegue desenvolver até 30Km/h. Só que depois de cerca de 30km depois é necessário encher o tanque com água novamente.


O carro tem as rodas da frente fixas e é guiado pela de trás. O pequeno motor na frente dá estabilidade ao carro e, diferente de muitos que vieram após ele, movidos à gasolina, não explodia quando batia em alguma coisa.


Apelidado de La Marquise, foi o único veículo a completar a primeira corrida oficial de veículos a motor que se tem registro.


Ele foi restaurado em 1987 e completou 4 horas de corrida em uma apresentação em Londres, em 1996. Em 2008 foi leiloado por cerca de 3,8 milhões de dólares e agora em 2011 foi arrematado por 4,6 milhões. Beleza de brinquedinho.


Fonte: Geeks are sexy


 

 

 

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...