quarta-feira, 19 de maio de 2010

170 anos de história em poucos cliques

Por Rafael


Em qualquer lista dos principais patrimônios culturais do Brasil, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) sempre estará presente. A biblioteca e o arquivo da instituição preservam boa parte de nossa memória nacional. Para divulgar esse acervo e outras fontes documentais espalhadas por vários arquivos, bibliotecas e hemerotecas, o IHBG criou há 170 anos um periódico mundialmente famoso.



Bem antes da invenção da internet, coube à Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (RIHGB) organizar e disponibilizar artigos, monografias, catálogos, guias e inventários analíticos sobre os mais diversos temas da história brasileira. Riqueza que também está acessível pela grande rede.


No site do IHGB, há um banco de dados textual do conjunto do acervo. A pesquisa restrita à  opção “artigos” apresenta interessantes resultados. Façamos um exercício: imaginemos um pesquisador interessado em estudar elites políticas coloniais. A busca pela palavra “governadores” retorna 19 artigos. Em meio às referências, selecionamos o texto “Catálogo dos capitães-mores e governadores da capitania do Rio Grande do Norte”, publicado em 1854 na RIHGB.


Conforme mencionamos, no site do IHGB há somente o banco textual, ou seja, apenas as referências bibliográficas dos artigos. Para localizar os textos propriamente ditos, uma solução é a busca avançada do Google Livros. No campo “Procurar resultados”, escreva o nome do periódico.  No campo “Data”, selecione o ano de 1854. Conforme é possível perceber, a visualização completa do volume da RIHGB está disponível.


Tendo em mãos a lista dos governadores, podemos navegar também no site do Conselho Ultramarino/UNB, onde se encontra vasto material documental a respeito do Rio Grande do Norte. A próxima etapa seria integrar esse material ao debate historiográfico presente na bibliografia especializada. Então, é a hora de desligar o computador e ir para a biblioteca.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...