quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Comentando alguns "defeitos" do Caverna do Dragão.



caverna-do-dragao
Muito antes de ouvir falar em RPG, já era um grande fã desse desenho. Claro que conforme fui crescendo e assistindo as intermináveis (graças aos deuses) reprises na Rede Globo, passei encarar o desenho de forma mais crítica, mesmo assim minha paixão por essa animação nunca diminuiu.

Pesquisando na internet pode-se encontrar muito material sobre a série, inclusive comentários dos próprios roteiristas, assim descobri que muitos dos "defeitos" do desenho não foram culpa dos escritores, tanto a igreja quanto grupos de pais faziam pressão sobre os programas que passavam na televisão em 1983, particularmente no Dungeons and Dragons (Caverna do Dragão), por sua forte associação com o RPG, muito mal visto na época.

Só para dar uma idéia, um personagem (o Eric) sempre contrariar o grupo e estar sempre errado era uma imposição dos "grupos de pais", os escritores eram obrigados a passar a mensagem "não pensem por si mesmos crianças, o grupo está sempre certo". E não haver nenhuma referencia a clérigos e outro assunto relacionado à religião foi para evitar problemas com a igreja. O desenho chegou a ser eleito o mais violento da televisão e qualquer um que já tenha assistido sabe que isso não tem fundamentação real, podem comparar com outros desenhos da época.

Bom, por enquanto é só.

6 comentários:

  1. Primeiramente, bem vindo Fábio!

    Sobre Caverna dos Dragões, sou bem suspeito pra falar. Adoro o desenho. Não sabia que tinha essa pressão nos roteiristas. Eu acho o cenário um dos mais bem bolados e criativos. Cada desenho mostrava uma localidade que abria um leque enorme a ser explorado. Dava pra fazer um número interminável de séries.

    Desenho mais violento? Hehehe eles não conheciam os animes!!! E mal sabiam o que estava por vir...

    ResponderExcluir
  2. Ser considerado o mais violento da TV, após o surgimento do Tom & Jerry é um baita feito.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, na real essa "premiação" não foi realmente por ser violento, mas por ser relacionado ao RPG que na época tava super mal falado.
    Ou seja, foi tudo intriga da oposição.
    hauhauahuahauhauhauhauha

    ResponderExcluir
  4. Esse sempre foi o melhor desenho pra mim. Adorava a Diana por que eu queria ser ginasta também hehehe. Não acho ele nada violento. Como o Fábio Ochoa disse, tom e jerry é bem mais. Eles usam facas, revolveres, atiram na cara...pica-pau então nem se fala...

    ResponderExcluir
  5. Esse desenho é ruim. Muito gay... os caras ficavam numa enrolação e não decidiam nada. Toda hora tinha uma bixisse que não deixava eles irem. Faltou idéia acho. Era coisas babacas que impediam eles de voltar pra casa

    ResponderExcluir
  6. O Hank uma vez teve chance de matar o vingador, que tava preso e o Hank com ele na mira, não matou o cara!!! Mega violento, indeed!!! ¬_¬'

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...