terça-feira, 1 de setembro de 2009

O mistério de Atlântida

Por Ícaro


O Mistério de Atlântida (1976), livro de Charles Berlitz, possui um dos assuntos mais fantásticos na cultura mundial: toda a lenda e a mitologia por trás do continente perdido. O livro em questão não é tão grande, mas o autor conseguiu reunir bastante material, para a década de 70 é muito material, para este livro.



Aí, o quanto devemos acreditar nestas informações é algo totalmente diferente. Assim como Erich Von Däniken, o autor se baseia em uma série de informações e te faz concluir algo. Algumas pontas soltas em diversas culturas, como suas origens e a própria mitologia destas, são usadas para interpretar a existência do continente. Outros fatos que explicariam seu sumiço estão em achados arqueológicos e o futura comprovação da existência desta em presságios de videntes (!).


1872427499_2



A primeira citação de Atlântida foi de Platão em dois de seus contos. O livro descreve, em base nesses contos,  que Atlântida teria sido uma ilha/continente situada no meio do mar a oeste da Grécia antiga,  e lá, uma sociedade extramamente desenvolvida poderia ter existido, baseada na harmonia de uma ciência avançada com misticismo, algo parecido como Aquaman e Namor mostram em suas HQs. Animais e plantas de diversos gêneros habitavam a ilha/continente que teria desaparecido no mar após um cataclisma. Sobre este cataclisma, o livro sugere diversas hipóteses, desde geológicos à conhecida causa citada no mito do efeito Deus Ex Machina.


Atlântida é realmente um estranho fato, creio que seja uma das poucas lendas que tenha alcançado diversas partes do globo, tornando-se conhecida em diversas sociedades. Se tiveres oportunidade, leia, mas realmente só se gostar muito do assunto, creio que o livro seja um pioneiro da literatura de Dan Brown, uma junção de assunto aleátorios que causam efeitos nas pessoas com falta de inteligência intelectual, como diria Carl Sagan.




[caption id="attachment_359" align="aligncenter" width="210" caption="Pobre Aquaman, nunca mais foi o mesmo depois das vinhetas do Cartoon Network..."]Aquaman10[/caption]

3 comentários:

  1. Muito bom o artigo, pode ter certeza que se encontrar o livro por aí vou ler com certeza, acho que atlântida, como qualquer um assunto que engloba diferentes coisas(cultura, religião, ciência), passa a ser controverso... Mais acho que cada um tem uma teoria que acredita realmente.

    ResponderExcluir
  2. Li esse livro muitos anos atrás, sei que gostei bastante, mas na real não lembro quase nada do conteudo, esse é um que realmente tenho que ler outra vez.

    ResponderExcluir
  3. "Uma junção de assunto aleátorios que causam efeitos nas pessoas com falta de inteligência intelectual, como diria Carl Sagan". Lembrem que Tróia era considerada uma lenda, e todos que afirmavam sua existência tratados como indivíduos crédulos. Sorte que um arqueólogo auto-didata Heinrich Schliemann, não pensava como os "Carl Sagan" de sua época, e descobriu as ruínas de Tróia, provando sua existência.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...