sábado, 18 de julho de 2009

Eram os deuses astronautas?

Por Rafael


astronautasalamanca


Confesso que iniciar um blog não é tão simples assim. Fiquei um tempão pensando sobre o que escrever, até ir me deitar e terminar de ler o livro "Eram os Deuses Astronautas", de Erich Von Däniken.


Eu ouvi meu pai falar nesse livro ainda na infância. Ele disse que leu quando jovem e eu me interessei. Procurei alguém na família que tivesse pra me emprestar, mas não encontrei. Por fim acabei esquecendo, era criança, nem sabia do que se tratava. Só que essa semana me caiu o livro nas mãos e o li ontem.


O livro é interessante, apesar de ser um amontoado de informação sem referência. Se eu lesse quando criança, pararia no primeiro capítulo de tanto nome de local e de "professores". Von Däniken se aproveitou, na época, da dificuldade de se obter informações e lançou um monte de teorias baseadas em fatos de múltipla interpretação, focando (e forçando) uma conclusão.


Realmente, muitos fatos, como pinturas de homens em poltronas voadoras nos quadros da renascença e esculturas astecas de homens com supostos capacetes são intrigantes, mas daí a dizer que uma raça alienígena teria nos ensinado algumas tecnologias acho exageiro. Em alguns momentos os fatos são curiosos e o livro toma um ar conspiratório.


Vale a pena ler, pois existem mesmo fatos inesplicados e fantásticos, como pinturas fenícias na pedra da Gávea, no Rio de Janeiro, o império levantado pelo povo Asteca sem a utilização da roda, a bateria de Bagdá, o mecanismo de Antykithera... Mas acredito que muito conhecimento de muitas culturas antigas se perderam por falta de registro apropriado.


Acho que deu pra sentir um gostinho do que vai ter nesse blog. Pretendo expor outras fontes, com minha opinião sobre o assunto, mas não é porque o blog é sobre coisas fantásticas que irei partir para a apelação descabida.

9 comentários:

  1. Não cheguei a ler o livro, acabei assistindo ao documentário, mas acho extramamente fascinante o assunto. Seguindo esse tipo de assunto, "O Mistério de Atlántida" (posto o autor e ano da obra posteriormente) também é um bom livro que também mexe bastante com esse imaginário.

    É fato que esses dois livros são como tu bem falasse, os autores se "beneficiaram da dificuldade de se obter informações e lançou um monte de teorias baseadas em fatos de múltipla interpretação, focando (e forçando) uma conclusão".

    Mas não tem como não se deixar levar pelo assunto. É legal. Alguns fatos eu até acho que tem bastente coerência.
    Achar que povos alienígenas, ou mesmo planares, tenham ensinado suas tecnologias aos povos primitivos da Terra não seja tão exagerado.

    Bem, resta a mim ler o livro, que deve ser tão interessante quanto o documentário. Só resta tempo para lê-lo.

    ResponderExcluir
  2. Daniken é um picareta, não tem como negar. Ele se aproveitou de um monte de teorias próprias, arranjou os fatos de forma a fazer parecer que são interligados, e ganhou muito dinheiro vendendo uma "sereia". Maaas.... Sim, as coisinhas que ele menciona estão lá, pra quem quiser ver - e tem umas muito mais esquisitas, tipo o astronauta da figura, aí no post, que é de uma catedral renascentista, ou o menino segunrando um helicóptero de brinquedo numa pintura da mesma época - e não dá pra negar que muitas dessas coisinhas nunca foram explicadas.
    Esse é um assunto que dá muuuio pano pra manga!

    ResponderExcluir
  3. Esse eu li quando era criança, ele faz parte daquelas coisas "que-não-é-para-tu-ver-senão-fica-impressionado" que todo pai tem e que inevitavelmente só incentiva mais ainda a gente a ver.
    Exemplo clássico: O Exorcista.

    Voltando ao Daniken, esse livro me deixou aterrorizado na infância, os ETs estavam entre nós, etc. Hoje, após uma releitura (há mais ou menos 5, 6 anos atrás) ficou uma baita decepção. Muitos fatos ali são forçaaaaados e Daniken no melhor estilo Michael Moore não vê nenhum problema em omitir informações e distorcer algumas coisas para reforçar suas teorias.
    E tal qual o Moore, ele acaba soando fanático e quase messiânico em alguns momentos, tipo "acredite POR FAVOR".

    De qualquer maneira, ainda acho instigante a história do Manco Capac e seu mapa de toda a Terra, feito quando ele navegou na carroça dos deuses.

    Eram os Deuses Astronautas? Não sei.
    Importa? Provavelmente não.

    ResponderExcluir
  4. [...] o quanto devemos acreditar nestas informações é algo totalmente diferente. Assim como Erich Von Däniken, o autor se baseia em uma série de informações e te faz concluir algo. Algumas pontas soltas em [...]

    ResponderExcluir
  5. Aí galera...vamos pesquisar antes de falar besteira!!!!!!
    A existência de um astronauta na decoração da catedral de Salamanca tem levado a muita expeculação na internet. No entanto a sua existência tem uma explicação interessante.
    Durante o restauro da Porta de Ramos da Catedral Nova de Salamanca realizado em 1992, foram integrados motivos contemporâneos e modernos, entre os quais uma figura esculpida de um astronauta. A inserção deste motivo deve-se à tradição dos antigos restauradores e construtores de catedrais que consistia em utilizar um motivo contemporâneo, dissimulado entre os motivos mais antigos, com o intuito de assinar as suas obras. O responsável pelo restauro, Jerónimo Garcia, escolheu um astronauta como símbolo do século XX.

    ResponderExcluir
  6. ele tem muitas informacoes realmente fascinantes....mas nao vejo uma corrente muito forte que apoia sua teoria. apenas está correndo por fora como uma teoria alterantiva ou folclorico....é uma pena mesmo. Nao posso acreditar uma teoria que nao concluir com firmeza.....mas mesmo assim , deixa muita duvida e dar vontade de me mergulhar para experimentar

    ResponderExcluir
  7. eu nuca vi uma coisa tão sinistra como essas fotos dos deuses alieniginas

    ResponderExcluir
  8. eu não sabia dos deuses alieniginas eu soube quando o meu pai me falou e eu vou tentar procurar o livro eram os deuses astronautas eu estou louca pra ler esse livro e descubrir sobre os deuses asstronautas eu estou tão intrigada com essas coisas que se eu pudesse eu voutava no tempo sò pra ver o que acontecia a milhões de anos atrais

    ResponderExcluir
  9. Uma vez uma aluna de supletivo me perguntou se as grandes Pirâmides do Egito foram construídas pelo homem com ajuda dos dinossauros. Eu respondi que não, que isso seria um absurdo, que na verdade foram os ETs, que vieram sei lá de onde para construir as pirâmides. Ela respondeu: "mas fessor, temos provas materiais da existência dos dino, ossinhos e tudo mais", no qual eu respondi "sim, mas temos várias imagens dos Ets também, além de seriados, filmes, revistas especializadas, etc" (os dinossauros só o Barney, Spielberg e Família Dinossauro".
    "Ufa", quase me "extrepei" nessa.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...