quarta-feira, 21 de abril de 2010

A evolução dos jogos

Por Kamila



Poucos jogos de videogame voam das prateleiras da loja assim que são lançados, e daqueles que o fazem, apenas uma pequena minoria tem uma seqüência bem-sucedida.


Apesar das dificuldades, existem alguns jogos que conseguem um número tão expressivo de fãs que conseguem dar o salto da console para console, se tornando um sucesso por mais uma década (para alguns, até mais de três décadas).


Aqui estão 8 jogos dos mais populares e duradouros, e a evolução que os manteve sempre "novos".



Donkey Kong foi um dos primeiros jogos a deslanchar uma sequência popular.


Muito avançado em comparação com o revolucionário (mas tedioso) Pong, esta simples aventura de deslocamento lateral migrou para cada console criado pela Nintendo e continuou acompanhando a tecnologia a cada novo limite.


Donkey Kong não tem mais aquela única visão lateral. À medida em que os consoles vão evoluindo, a interatividade vai aumentando e novos ângulos de visão vão surgindo.


O arcade clássico não foi esquecido. O recorde mundial de maior pontuação ainda faz manchetes sempre é quebrado e até inspirou um documentário: A Fistful of Quarters.



Final Fantasy já teve tantas reencarnações que é difícil traçar uma lista das modificações que já teve.


Um dos melhores e mais memoráveis RPGs, Final Fantasy foi um marco na maneira de jogar, servindo de inspiração para inúmeros jogos.


A arte de Final Fantasy foi ganhando cada vez mais elementos tridimencionais e foi questão de tempo até que o jogo tivesse um formato totalmente em 3 dimensões.



Final Fantasy encontrou uma boa fórmula de jogo e se agarrou a ela, mas não se entregaram à mesmice, continuando a surpreender com cada vez mais efeitos e disponibilidades de ações.


Os gráficos estão mais bonitos e os enredos cada vez mais complexos e emocionantes.


Final Fantasy conseguiu se adaptar sem mudar sua essência.



Grand Theft Auto foi lançado e levou às nuvens sua criadora, a Rockstar Games, num nixo polêmico, mas extremamente lucrativo.


A jogabilidade é viciante, pois mescla a estrutura de missão típica de outros jogos com a liberdade total de um ambiente seguro onde você pode escolher o que você quer fazer e quando pretende fazê-lo.


Você pode ir de missão a missão, ou apenas correr em uma moto, em uma perseguição policial, ou mesmo roubar um helicóptero... os jogos mais recentes permitem até mesmo que você faça logon na Internet para participar de um serviço de relacionamento e marcar encontros.


O sucesso de Grand Theft Auto decorre do fato de que fui capaz de ficar com a estrutura original, expandindo a maneira de como ele é  jogado.



Poca gente lembra, mas os primeiros jogos do GTA tinham apenas a visão aérea.



A séire The Legend of Zelda possui, indiscutivelmente, a fórmula mais estruturada de todos (exceto talvez por Mario), cada versão do jogo gira em torno de uma premissa extremamente simples: um garoto chamado Link surge como um herói e combate o mal para salvar a Princesa Zelda.


Os jogos têm feito mudanças drásticas na aparência e arte dos personagens, mas todos mantém a perfeita mistura de ação, mistério e enigmas.



Mario Kart foi a maneira mais sensacional que a Nintendo teve de mostrar a liberdade de uso de seus personagens fora do jogo clássico.


Cada geração de Mario Kart prima por novas tecnologias gráficas e mapas mais intrincados e agradáveis, sem fugir da premissa de que quem quer que esteja pilotando pode marcar um bom tempo.




Mario é simplesmente o xodó da Nintendo. Sem dúvida, seu mais admirado mascote. Desde seu surgimento há 30 anos marcou o que resume a Nintendo: diversão e inovação.


Desde a versão Mario Bros. quebra-tijolos com rolagem lateral até Mario Galaxy, ele construiu seu caminho através de todo tipo de ambiente que se possa imaginar, salvando a princesa Peach muitas e muitas vezes.



Metroid é uma aventura no espaço de longevidade notável, mas que continua surpreendendo, como a revelação de Sumus ser, na verdade, uma mulher.


A armadura de Sumus é tão avançada tecnologicamente que era difícil se saber o sexo da personagem nos games mais antigos.


Enquanto os pixels diminuem, nossa fome por aventura espacial aumenta, mantendo a série Metroid sempre popular.



Street Fighter é um dos mais conhecidos jogos de rolagem lateral há décadas e continua sendo uma força poderosa no mercado de jogos de luta.


Street Fighter marcou época e insprou inúmeros jogos com suas sequências de golpes e seus combos. Quem nunca deu um meia-lua pra frente + soco?


Os personagens principais vão ganhando história, sem perder o bom e velho "espanca-botão".


Leiam mais sobre esse game aqui.





2 comentários:

  1. na minha opinião, Final Fantasy e Zelda são franquias em franca decadência...

    mas o post foi bem bacana... aposto que metade dessa gurizada de hoje não jogou GTA2...

    ResponderExcluir
  2. cala a boca final fantasy esta crescendo cda vez mais e ficando cda vez melhor


    olha um jogo que ja tem 14 ediçoes (sem contar os spin-off)ele pelo menos tem que se bom
    final fantasy e o melhor RPG que existe

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...